Docentes e estudantes dos cursos de Humanas e da Saúde participam de eventos científicos

Cursos de Artes, Educação Física, História, Letras, Pedagogia, Psicologia e Terapia Ocupacional têm participação ativa em eventos nacionais e internacionais

Ketilin Mayra Pedro, Valéria Biondo e Juliana Cristina Bomfim no Congresso em Portugal

Durante os meses de julho e agosto, docentes e estudantes dos cursos de Artes, Educação Física, História, Letras, Pedagogia, Psicologia e Terapia Ocupacional do UNISAGRADO, participaram de Congressos Internacionais e Nacionais e, Simpósio Nacional. A participação se deu através de apresentações de trabalhos orais, em formato de pôster, acompanhamento das palestras, conferências, relatos de experiência e pesquisa.

Nos dias 15, 16 e 17 de julho, a diretora e docente do Centro de Ciências Humanas Prof.ª Dra. Ketilin Mayra Pedro, juntamente com a coordenadora do curso de Artes e Artes Cênicas, Prof.ª M.ª Valéria Biondo, e a professora do curso de Pedagogia, Me. Juliana Cristina Bomfim, participaram das palestras e apresentaram relatos de pesquisas no III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspectivas da Psicologia e Educação no Instituto de Educação, da Universidade de Lisboa – Portugal, que contou com participantes de várias nacionalidades. Pedro ressalta que além do compartilhamento de saberes também foi possível conhecer a realidade educacional de outros países.

O 30º Simpósio Nacional de História realizado em Recife – PE, entre os dias 15 e 19 de Julho, contou com a participação de professores e estudantes do curso de História do UNISAGRADO, atuando em conferências, palestras e apresentação de trabalhos. O evento, caracteriza-se como um importante espaço de intercâmbio cultural e científico, em que profissionais e estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da área, de diferentes regiões do país, reúnem-se para compartilhar experiências vivenciadas no processo de produção do conhecimento histórico. Já entre os dias 22 a 25 de Julho, os estudantes dos cursos de Pedagogia, Letras, História, Psicologia, Educação Física e Terapia Ocupacional participaram ativamente das atividades científicas, com apresentação de relatos de experiência e de pesquisa no evento que configura-se como um dos mais importantes na área da educação: o VII Congresso Brasileiro de Educação, na cidade de Bauru – SP.

No mês de agosto, nos dias 22, 23 e 24, a professora do curso de Terapia Ocupacional, Dra. Lyana Carvalho e Sousa participou do I Congresso Internacional de Paralisia Cerebral em Campinas - SP, no qual apresentou dois trabalhos em formato de pôster. Em um dos trabalhos foram demonstrados dados referentes a um estudo comparativo entre o cotidiano de crianças com paralisia cerebral e crianças com o desenvolvimento típico. Já no outro trabalho, intitulado “Acompanhamento terapêutico ocupacional no âmbito escolar: um estudo de caso”, Sousa apresentou os resultados do Trabalho de Conclusão de Curso da discente do curso de Terapia Ocupacional, Francielle Benicio Sobral. Para a docente, “participar do Congresso possibilitou o avanço das reflexões que fazemos como terapeutas ocupacionais, bem como nossas práticas e pesquisas voltadas às pessoas com paralisia cerebral, suas famílias e contextos nos quais estão inseridos”, destacou.

A diretora do Centro de Ciências Humanas, Prof.ª Dra. Ketilin Mayra Pedro, ressalta a importância da experiência de estudantes e docentes em atividades científicas. “A participação em congressos científicos enriquece e amplia a formação de professores e estudantes, sendo possível conhecer pesquisas atualizadas sobre a área de conhecimento e também conhecer grandes pesquisadores. A formação profissional não se dá apenas dentro da Instituição de Ensino, de modo que os eventos possibilitam a atualização dos conhecimentos, assim como, novos contatos profissionais”, pontua.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/9010-docentes-e-estudantes-dos-cursos-de-humanas-e.html
Tags: UNISAGRADO, Docentes, Estudantes, Congressos Científicos