Programa de rádio desenvolvido por egressa de Jornalismo é veiculado pela Unesp FM

“Clube da Saúde”, conteúdo infantil produzido por Diana Diniz e premiado no Fórum de Iniciação Científica 2018, foi exibido aos domingos na emissora educativa

Cilene Barros, produtora e apresentadora do programa Unespinha, ao lado da egressa de Jornalismo, Diana Diniz

O programa infantil “Clube da Saúde”, desenvolvido pela egressa do curso de Jornalista do UNISAGRADO, Diana Diniz, como parte de sua pesquisa de Iniciação Científica (IC) durante a graduação, foi veiculado a partir da primeira semana de agosto pelo “Unespinha”, programa semanal da rádio Unesp FM, de Bauru. Sendo composto por cinco edições, aborda conteúdos que as crianças têm contato no primeiro ciclo do ensino como, higiene pessoal, acidentes domésticos, manutenção auditiva e visual, doenças causadas por micro-organismos e alimentação, através de reportagens jornalísticas, jogos, curiosidades e depoimentos.

O “Clube da Saúde” foi veiculado como quadro especial do Unespinha, que vai ao ar aos domingos, às 9h, pela Unesp FM (105,7 Mhz). “As cinco edições foram realizadas com muita responsabilidade, dedicação, conteúdo, dinamismo, com o envolvimento de profissionais da área, familiares, crianças e técnicos. Com essa parceria com o curso de Jornalismo do UNISAGRADO, a Unesp FM reforça ser um espaço de inovação e experimentalismo de novas linguagens e formatos radiofônicos", diz Cilene Ribeiro de Barros, apresentadora e produtora do Unespinha.

Produzido e apresentado por Diana Diniz, “Clube da Saúde” é resultado do trabalho de Iniciação Científica “Produção de conteúdo radiofônico sobre saúde para crianças de seis a dez anos”, desenvolvido por ela no biênio 2017-2018 e orientado pela Me. Daniela Bochembuzo, docente dos cursos de Comunicação do UNISAGRADO. Em novembro de 2018, o trabalho foi premiado como o segundo melhor desenvolvido no UNISAGRADO, durante o Fórum de Iniciação Científica. E, neste ano, a iniciativa resultou no capítulo "Parâmetros de produção de conteúdo radiofônico sobre saúde para crianças de seis a dez anos", assinado por Diana e a professora Daniela e que integra o e-book “Comunicação, mídias e educação”, da Editora Atena.

Para Diana, a exibição do “Clube da Saúde” na emissora educativa Unesp FM coroa com muito orgulho sua trajetória na graduação e, sobretudo, na Iniciação Científica. “Colher os frutos de um trabalho árduo é simplesmente incrível. Estar em um programa de tanto prestígio e ter meu trabalho reconhecido nesse sentido me faz ter esperança no reconhecimento acadêmico e na continuação da pesquisa. Espero que o programa possa ser uma experiência positiva para as crianças, os pais, os professores e toda comunidade”, afirma a pesquisadora.

Esta é a segunda vez que a rádio Unesp FM, por meio do Unespinha, exibe conteúdos derivados de pesquisas realizadas por estudantes do curso de Jornalismo do UNISAGRADO. Em 2017, o programa exibiu como um de seus quadros o “PodCriança”, programa sobre direitos voltados ao público infantil e resultante do trabalho de conclusão de curso “Podcast e Criança: A recepção do formato e a promoção da educação para os direitos humanos”, de autoria da egressa Jornalismo, Inaiá Brandão Mello e, que também, foi orientado por Bochembuzo.

O “Clube da Saúde”, na íntegra, pode ser acessado através do link.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/9007-programa-de-radio-desenvolvido-por-egressa-de.html
Tags: UNISAGRADO, Jornalismo, Egressos, Unesp FM