Comemoração do dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência teve foco em trajetórias pessoais

Debates, palestras e mesa-redonda foram atividades que integraram o evento

O centro de Ciências Humanas do UNISAGRADO realizou, no dia 20 de setembro, a comemoração do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O evento contou com a parceria do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Inclusão e Tecnologia, do UNISAGRADO, e teve como objetivo, debater sobre as trajetórias e refletir sobre as lutas da pessoa com deficiência.

A programação teve início no Anfiteatro E-001 com apresentação de trabalhos do Grupo de Estudos e Pesquisa, composto pelo egresso dos cursos de História e de Psicologia, Fábio Genésio dos Santos, e as estudantes de Terapia Ocupacional, Adrielli Lethicia Gordiano da Silva, Gisele Nóbrega Martins e Mariana Carolina Gonçalves da Silva. Posteriormente, a mesa-redonda “Trajetória de pessoas com deficiência em diferentes contextos” foi ministrada pelas palestrantes: Dra. Juliana Vechetti Mantovani Cavalcante, Ariane Queiroz Sá e Ana Paula de Souza Calixto Bitar.

A diretora do Centro de Ciências Humanas, Profa. Dra. Ketilin Mayra Pedro, ressalta a relevância do evento para os estudantes da Instituição, uma vez que, proporciona visibilidade e desmistifica a temática da deficiência, além de que a discussão e conhecimento da trajetória de vida, ajudam na inclusão e na valorização desses indivíduos na sociedade. “Considero que a oportunidade de conhecer a trajetória de pessoas com deficiência foi um dos aspectos mais importantes do evento, visto que, é preciso reconhecer que apesar das dificuldades e de todas as barreiras que precisam ser vencidas, as pessoas com deficiência tem os mesmos direitos que as demais. Sendo assim, é necessário que a sociedade e o estado ofertem as condições adequadas para que essas pessoas possam se desenvolver plenamente.” conclui.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/8989-comemoracao-do-dia-nacional-de-luta-da-pessoa.html
Tags: UNISAGRADO, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência