Educação e capacitação para comemorar o Dia da Árvore

Em atenção às queimadas, projeto Reger, destaca atitudes que devem ser evitadas pela população

O dia 21 de setembro é popularmente conhecido como o Dia da Árvore, mas a partir de 1965 o Decreto 55.795 instituiu a data, em todo o território nacional, como a Festa Anual das Árvores. O dia foi escolhido por anteceder o início da Primavera no Hemisfério Sul e, tem como objetivo incentivar a população a refletir sobre as consequências do desmatamento e da expansão da poluição, bem como, conscientizar acerca da importância da preservação das árvores e das florestas, promovendo a proteção do meio ambiente, com atitudes que trazem benefícios à natureza.

O UNISAGRADO, conta com o Projeto de Extensão “Redução na Geração de Resíduos” (REGER), que tem o intuito de implementar o tema sustentabilidade no campus através do diagnóstico e capacitação para o gerenciamento, separação e destinação dos resíduos gerados, assim como, propostas de redução. No entanto, as ações não param por aí, a coordenadora do projeto, Profa. Dra. Beatriz Antonissi, ressalta a importância do cuidado com a fauna. “Nós do REGER, estamos preocupados com as atitudes comportamentais relacionadas, muitas vezes, a aspectos culturais, com práticas que podem provocar queimadas e acabam por dizimar as florestas. Para isso separamos algumas atitudes que devem ser evitadas, visando a proteção das árvores: 1) Queimada de lixo doméstico e restos de poda; 2) Descarte inadequado de cigarros acesos; 3) Abandono de objetos (vidros, latas e outros objetos refletores) que podem originar a combustão dos resíduos, devido a ampliação da ação dos raios solares; 4) Queimas em áreas rurais para preparo de solo”, pontua.

Sendo assim, conforme Antoniassi, com o período de estiagem e de altas temperaturas, faz-se necessário capacitar a população sobre as queimadas que podem causar sérios prejuízos à fauna e à flora, reduzindo a cobertura vegetal, diminuindo a fertilidade do solo, comprometendo a qualidade do ar e, consequentemente, a saúde humana, provocando vários tipos de doenças, principalmente respiratórias.

Confira mais informações sobre o Projeto Reger clicando aqui.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/8952-educacao-e-capacitacao-para-comemorar-o-dia-d.html
Tags: UNISAGRADO, Dia da Árvore, Reger