Comemoração do dia do Psicólogo

Profissionais da área discutiram sobre as políticas em saúde mental e a formação do Psicólogo

No dia 27 de agosto, a Universidade do Sagrado Coração (USC) realizou o Encontro do curso de Psicologia, que contou com cine-fórum e mesa-redonda abordando as políticas públicas de saúde mental brasileira. O evento destacou, também, a formação dos profissionais que atuam na área, considerando os problemas de saúde mental que surgem na prática cotidiana.

A programação teve início com o Cine-Fórum, que contou com a participação do M.e Diego Augusto dos Santos, psicólogo e coordenador do setor de Saúde Mental, na prefeitura de Pederneiras – SP. Após a exibição do filme “Ilha do Medo”, os presentes debateram e analisaram, através de diferentes óticas, aplicando os conhecimentos de forma crítica e contemplando teorias e práticas acerca de temas relevantes para a formação do profissional de Psicologia.

No período noturno, foi realizada a palestra “Políticas públicas, movimento da luta antimanicomial e a contrarreforma em saúde mental” ministrada pela Dra. Sueli Terezinha Ferrero Martin, professora assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), no campus de Botucatu. Na ocasião, o coordenador do curso de Psicologia, Prof. M.e Cleiton José Senem, parabenizou os presentes pelo Dia do Psicólogo. “Agradeço a presença de todos, aos professores e colegas de profissão, que além de psicólogos, dominam a arte de ensinar e amar a psicologia e, aos estudantes, egressos e profissionais presentes. Para nós, é uma alegria muito grande celebrar este dia, comemorando a atividade profissional que faz sentido a nossa vida que, essencialmente, é o cuidado com o outro. Nós dedicamos grande parte da nossa jornada lidando, cuidando e respeitando o próximo, mas, sobretudo, devemos olhar para nós mesmos, porque não podemos ajudar aos outros se antes não cuidarmos do nosso particular”, ressaltou.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/8908-comemoracao-do-dia-do-psicologo.html
Tags: USC, Psicologia, Encontro do curso de Psicologia