5º Encontro Universitário reuniu 86 participantes

Evento contou com momentos de partilha em grupo e palestra sobre Ansiedade

No dia 17 de agosto, a Pastoral da Universidade (PdU) da Universidade do Sagrado Coração (USC) realizou a 5ª edição do Encontro Universitário, que abordou o tema “Lidando com a ansiedade”. Com o objetivo de refletir, trocar experiências e buscar soluções para conflitos enfrentados, o evento reuniu 86 participantes, entre docentes, estudantes, familiares e comunidade externa.

Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer ao próximo e a si mesmos com momentos de partilhas em grupo, destacando principalmente, os problemas com a ansiedade e as estratégias para enfrentá-la no cotidiano. O encontro contou com a participação da professora do curso de Psicologia, Me. Ana Carla Vieira Ottoni, com esclarecimentos sobre o tema, destacando a diferença entre os sentimentos de ansiedade e os transtornos de ansiedade e locais para buscar ajuda. “Foi muito proveitoso, especialmente, porque tivemos um espaço para falar sobre ansiedade sem ser punido, pois normalmente quando uma pessoa diz que está ansiosa, as pessoas ao redor acreditam que é frescura, falta de vontade e, o encontro foi um espaço no qual os participantes podiam falar o que sentiam, sem serem julgados”, destaca.

Ao final do encontro, num momento de espiritualidade, cada participante recebeu pílulas de calma, assim nomeadas as pequenas frases de Madre Clélia - como conselhos para todos os momentos. A coordenadora da PdU, Irmã Márcia Assis, destaca o sentimento de felicidade, “estamos muito satisfeitos com  adesão dos estudantes e o desejo de cada um em formar-se também neste âmbito da interioridade”, expõe.

Confira depoimentos de quem participou do Encontro!

“Decidi participar porque achei muito interessante o tema e não tinha muito entendimento no assunto. Aprendi que a ansiedade pode virar uma doença e, também, me encaixei em várias situações que a professora descreveu, assim, pude me avaliar melhor e pensar em como posso melhorar. Acho muito válido os outros universitários participarem porque independente se o assunto te interessa muito ou não, de alguma maneira você vai tirar algum ensinamento, assim como eu tirei!” - Vitória Goulart Ranzani, estudante do curso de Engenharia de Produção.

“Minha experiência no evento foi muito positiva, eu acreditava que era muito ansioso, mas com a partilha com os estudantes, pude perceber as dificuldades de cada um enfrenta e compará-las com as minhas. Foi uma tarde de muito aprendizado e reflexão, gostei bastante do tema e a forma como foi conduzido pela Profª Ana Carla!” - Prof. M.e Wander Cavalcante Garcia, coordenador do curso de Ciências Contábeis.

“Foi uma oportunidade para aprender sobre a ansiedade e suas características. Os encontros são importantes, pois nele compartilhamos nossas vivências e entendemos que não estamos sozinhos!” - Flávia Amanda Cunha Dalálio, estudante do curso de Pedagogia.

“O maior aprendizado que tive foi que não devemos ignorar a ansiedade, em vez disso, precisamos conhecer a nós mesmos e lidar com ela da melhor forma possível. Os encontros feitos pela Pastoral são muito importantes, porque promovem o convívio entre alunos de diferentes cursos e os fazem conhecer a realidade uns dos outros, além de proporcionar uma nova visão da Universidade.” - Maria Laura Catharin, convidada da PdU.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/8888-5-encontro-universitario-reuniu-86-participan.html
Tags: USC, Encontro Universitário, PdU