USC recebeu três estudantes estrangeiros no segundo semestre

Yadhira Milagros Pajita Atencio e Mary Carmen Levano Escriba do Peru, cursarão disciplinas do curso de Letras – Tradutor e Roberto Ivan Torres Vargas, História

Da esquerda para a direita, Yadhira Milagros Pajita Atencio, Mary Carmen Levano Escriba e Roberto Ivan Torres Vargas

A Universidade do Sagrado Coração (USC) recebeu no dia 05 de agosto, três estudantes, Yadhira Milagros Pajita Atencio e Mary Carmen Levano Escriba da Universidad Femenina del Sagrado Corazón no Peru e, Roberto Ivan Torres Vargas da Universidad Veracruzana México que realizarão intercâmbio com duração de seis meses, através de convênios bilaterais com as Instituições de Ensino.

Vargas, cursa Arqueologia no México e optou por estudar, durante o semestre, disciplinas do curso de História. Já Atencio e Escriba que cursam Tradução e Interpretação no Peru, escolheram o curso de Letras – Tradutor da USC. Ao longo da primeira semana, os intercambistas conheceram as instalações da universidade, membros da equipe diretiva e coordenadores dos respectivos cursos. Além disso, a comunicação da USC conversou com os estudantes que trouxeram algumas dicas sobre intercâmbio e contaram sobre suas expectativas. Confira os depoimentos!

Mary Carmen: Escolhi o Brasil como destino de intercâmbio para aperfeiçoar a Língua Portuguesa e conhecer uma nova cultura. A Universidade do Sagrado Coração era uma das conveniadas com minha universidade e me chamou atenção por ser mista – composta por homens e mulheres – o que difere da minha, que é somente feminina. E, principalmente, por ser uma instituição que ensina aos estudantes, não somente, crescer profissionalmente, mas, também, como seres humanos, motivando a busca pelo saber e aprimorando as habilidades, incentivando a solidariedade e a prática do bem. Tenho certeza, que vamos retornar para o nosso país com mentes abertas, e poderemos transmitir o que aprendemos aqui para as outras pessoas.

Yadhira: Iniciamos as aulas na segunda-feira (05), o primeiro dia foi um pouco impactante, pois não conhecíamos ninguém e, por ser uma nova experiência. Mas, as pessoas foram muito amáveis e receptivas, não achamos que íamos ser tão bem recebidos e, ainda, conseguimos fazer amigos rapidamente. Tenho altas expectativas para que possamos aproveitar o intercâmbio e todas as possibilidades que a universidade tem a oferecer, especialmente o aperfeiçoamento na Língua Portuguesa.

Roberto: As instalações da USC são ótimas, os espaços são amplos e bonitos, fizemos um tour pela universidade e pudemos conhecer um pouco do que ela tem a oferecer. Como curso Arqueologia no México, optei pelo curso de História, porque acredito que são áreas totalmente relacionadas, seja um profissional de Arqueologia ou uma pessoa comum, todos precisam conhecer a história do seu país e dos outros países.

Se eu pudesse dar uma dica aos estudantes seria: Façam intercâmbio! É uma experiência única, um misto de emoções – saudade e felicidade – mas, proporcionam uma vivência cultural maravilhosa. Tenho certeza que voltarei ao meu país com muitas experiências vividas e muito conhecimento, para ser uma pessoa melhor, ou ainda fazer algo melhor.

Para Bruna Pulino, responsável pelo Departamento de Relações Internacionais, “receber alunos estrangeiros na USC, além de fortalecer a internacionalização da nossa instituição, proporciona à nossa comunidade acadêmica uma interação entre culturas e costumes diferentes”, destaca.

Serviço

O Departamento de Relações Internacionais está localizado no 4º andar do bloco J da USC, que fica na Rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil, Bauru. Mais informações sobre intercâmbios podem ser obtidas pelo telefone (14) 2107-7194 ou diretamente no Departamento, de segunda a sexta, das 13h às 17h e das 18h às 22h.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/8861-usc-recebeu-tres-estudantes-estrangeiros-no-s.html
Tags: USC, Intercâmbio, Departamento de Relações Internacionais