USC realiza Encontro de Vida com colaboradores

Para dar início ao mês de julho, participantes vivenciaram atividades dinâmicas e momentos de fé e partilha

No dia 1º de julho, a Universidade do Sagrado Coração (USC) realizou a segunda edição do “Encontro de Vida” entre os colaboradores. O objetivo do Encontro foi reconhecimento dos colaboradores enquanto família, estreitando os laços entre todos os setores. Com o intuito de encerrar o semestre com determinação e positividade, a tarde foi iniciado no espaço de vivência do bloco K, onde puderam vivenciar momentos de integração com músicas e dinâmicas, sendo conduzidos posteriormente ao Auditório Clélia Merloni com atividades de valorização em equipe, voltadas às partilhas.

Os momentos de leituras de passagens bíblicas, na presença do Padre Adinam Ronieri da Silva, possibilitaram união entre os setores da Universidade como em uma grande família, propondo reflexões sobre os valores agregados às atividades desempenhadas no dia a dia. “Foi gratificante perceber a boa disposição dos  125 participantes. Assim como cada um deixa sua marca no dia-a-dia da Institutição, também são marcados pelo carisma cleliano. É importante retomar a inspiração inicial e descobrir-se responsável em escrever as próximas páginas da história do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus. Este legado do carisma é confiado a cada um de nós na missão que nos é destinada. Quanto mais clareza de nossa identidade institucional, maiores possibilidades temos em responder qualitativamente a esta missão. E, se for necessário, nasçamos de novo, para assegurar bons frutos!”, ressalta a Coordenadora da Pastoral, Irmã Marcia Assis.

Na ocasião, os participantes também repensaram seu desempenho no primeiro semestre, e assim, puderam reviver as trajetórias desde a admissão no Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ). Em outra atividade dinâmica, cada pessoa recebeu um documento de identidade do IASCJ, na qual ilustrou a marca que deixa na Instituição desde o primeiro dia como colaborador. Para encerrar o evento, os participantes confraternizaram em uma refeição preparada para celebrar o momento.

Confira depoimentos de participantes!

“Foi muito gratificante participar do “Encontro de Vida”, pois houve uma interação com colaboradores de setores diversos que nem sempre temos a oportunidade de conviver. Também nos proporcionou momentos de reflexão sobre nossa atuação no primeiro semestre, bem como as expectativas para o segundo semestre. Além disso, tivemos a oportunidade de realizar uma auto avaliação que nos permitiu identificar nossas qualidades, pontos positivos e a serem melhorados ou desenvolvidos, que podem fazer a diferença nas atitudes e tomadas de decisões. A dinâmica que mais gostei foi “A Parábola do Velho Lenhador”, pois conta a história de dois trabalhadores que foram convidados a participar de uma competição com o objetivo de apontar qual cortaria mais lenhas. Os dois produziram cortes de lenhas, mas com diferenças de atitudes, de produtividade e qualidade. O lenhador mais velho fazia pausas durante a competição para afiar suas ferramentas, e em consequência, produzia com maior qualidade e, por estar menos cansado, acabou produzindo uma quantidade bem maior. O outro não, este trabalhava sem pausas e tinha o foco somente na quantidade, não se importando com a qualidade do serviço, sentiu-se mais cansado. Este jovem lenhador não parou em nenhum momento, em consequência acabou produzindo uma quantidade menor. Fazendo uma analogia, pude refletir o quanto é importante se fazer pausas em nossa vida, saber o que estamos fazendo e para onde pretendemos chegar, ou seja, ter uma qualidade de vida, sentir prazer em executar o trabalho, realizá-lo com motivação. Isso faz toda a diferença em nossa realização profissional e pessoal.” – Elisete Azevedo, Gerente de Recursos Humanos.

“Gostei bastante do Encontro de vida. Acredito que momentos como esse tornam a Instituição mais acolhedora em relação a nós professores. Foi muito bom conhecer e conviver com colegas de trabalho e também refletir sobre o semestre!” – Leila Felipini, docente do curso de Letras – Tradutor.

“O Encontro de Vida foi um momento especial, elaborado pela estimada Ir. Marcia Assis e equipe da Pastoral, para concluir nosso semestre, permitindo reflexões sobre nossas atividades, com um aprofundamento na fé, além de um relacionamento fraterno entre vários colegas que integram a USC. Por outro lado, pudemos pensar em algumas práticas para o próximo semestre. Lembrando que os estudantes da USC possuem um tratamento diferenciado, em razão do Carisma Cleliano, o que exige que cada professor ou colaborador seja uma “lamparina acesa”, ajudando a guiar cada aluno, no melhor caminho. Assim, sem dúvida alguma, como ocorre nos Retiros, ao lado dos alunos, o Encontro de Vida permitiu renovar as nossas esperanças, sob a inspiração do Sagrado Coração de Jesus e da Bem-Aventurada Madre Clélia.” – Fabio José de Souza, docente do curso de Administração.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/8814-usc-realiza-encontro-de-vida-com-colaboradore.html
Tags: USC, PdU, Encontro de Vida