Semana das Mães na USC contou com quatro dias de atividades em celebração à maternidade

Entre 07 e 10 de maio, professoras, colaboradoras, alunas mães e mães da comunidade usqueana participaram de momentos de fé, amor e comoção

A Pastoral da Universidade (PdU) da Universidade do Sagrado Coração (USC) realizou, entre os dias 07 e 10 de maio, a semana comemorativa para o Dia das Mães. Para celebrar a maternidade e compartilhar diferentes perspectivas de vida, as atividades foram preparadas para professoras, colaboradoras, alunas mães dos cursos de graduação, pós-graduação e da Universidade Aberta à Terceira Idade e mães da comunidade usqueana.

Para dar início às comemorações, noite da terça-feira (07) os familiares de estudantes usqueanos participaram de uma Oração do Terço, na Capela do Bloco F. No fim de tarde do dia seguinte (08), os momentos de devoção foram continuados em uma Missa pelas Mães aberta à comunidade, realizada no Anfiteatro E-002 e presidida pelo Pe. Adinam Ronieri da Silva. A quinta-feira (09) foi marcada pela segunda Oração do Terço na semana, desta vez destinada aos estudantes e também à comunidade.

O encerramento da programação foi na sexta-feira (10), com a Celebração de Dia das Mães realizada com funcionárias, coordenadoras, professoras e estudantes da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), da USC. A atividade, disponibilizada tanto durante a manhã quanto a tarde, reuniu um total de 59 mães. Com músicas e partilhas, o amor e a união fizeram da data ainda mais especial para as participantes. Divididas em seis grupos, puderam ilustrar em uma cartolina branca as palavras e figuras que remetem ao amor de mãe. Foram convidadas a relembrarem bons momentos como mães e também como filhas, sintetizando seus sentimentos e expondo aos outros grupos. Maria Santíssima foi apresentada como modelo de mãe e mulher e como grande intercessora junto a Deus. Ela soube arriscar tudo por causa de um sim que foi se revelando aos poucos, de Belém ao Calvário, mas ela nunca voltou atrás na decisão de amar. Um grande exemplo para cada mãe presente.

Sra. Eliana, moradora do Jardim Manchester e atendida pelo “Dia C” da USC realizado em abril, deu seu depoimento na ocasião sobre as importâncias da fraternidade, solidariedade e gratidão nas pequenas conquistas do dia a dia. Em seguida, a coordenadora da Pastoral da Universidade (PdU), Irmã Márcia Assis, prestou os agradecimentos às mães e presenteou a todas com uma lembrança do encontro. Para Assis, a celebração é um momento de valorização do dom da maternidade e a participação de cada uma das mães foi significativa para que pudesse haver a partilha. “A maternidade é um dom precioso, mas também uma desafiadora missão. A experiência de parar, refletir, partilhar, agradecer, perdoar, recordar tantas experiências de filiação e de maternidade ao longo da vida nos enriquece e fortalece neste chamado divino”, conta.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/8658-semana-das-maes-na-usc-contou-com-quatro-dias.html
Tags: USC, Semana das Mães, PdU