“Oriente, Cultura e Historiografia” foi tema da 6ª Jornada de História

Evento realizado entre 08 e 10 de maio contou com minicursos, palestras, oficina e mesa-redonda

A Universidade do Sagrado Coração (USC) realizou nos dias 08, 09 e 10 de maio, a 5ª Jornada de História com o tema “Oriente, Cultura e Historiografia”, que teve o objetivo de refletir sobre a história da Ásia, a cultura e ciência Árabe, e influências orientais em Bauru e Região.

O primeiro dia do evento (08) contou com a primeira parte de dois minicursos sobre o “Japão no período Edo Bakufu: historiografia, cinema e cultura pop” com os palestrantes Ygor Yuji Utida Porto e Rodrigo Galo Quintino; e a “História e Historiografia da Turquia” ministrada por Mustafa Umut Kadafar. No período noturno, a palestra de abertura com Diogo Paulo Brandão Farias proporcionou a partir dos estudos, pesquisas e viagem pelo Oriente do convidado, uma reflexão sobre a história da China e Sudeste Asiático.

No dia 09, além da segunda parte dos minicursos, foi realizada uma palestra de Raíssa Rocha Bombini que abordou a cultura e a ciência Árabe. No último dia da jornada (10), foi oferecida uma oficina de Artes marciais orientais pelo Andrei Sancassani, que permitiu aos participantes conhecer o “Kendo”, sua história, regras e praticar a arte marcial.  Como encerramento, os professores Dra. Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa e M.e Fabio Paride Pallotta participaram da Mesa-redonda discutindo sobre as influências orientais em Bauru e Região com participação dos alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência  (PIBID) e Residência Pedagógica.

Para o coordenador do curso de História, Prof. Dr. Roger Marcelo Martins Gomes, a edição deste ano trouxe a possibilidade de discutir e refletir sobre a diversidade cultural oriental. “A VI Jornada de História foi mais um evento de sucesso realizado pelo curso de História da USC. Os objetivos propostos neste evento foram plenamente atingidos, além da enorme confraternização entre os alunos, as reflexões sobre a diversidade cultural oriental despertaram novos interesses e futuras buscas pelo tema. Sem dúvidas, novas atividades – minicursos, palestras e mesas-redondas – surgirão sobre o Oriente! O passeio pela cultura chinesa proporcionado pelo Diogo, a brilhante fala de Raissa sobre a relação entre oriente e ocidente no medievo, a oficina sobre lutas orientais realizada pelo Andrei, os minicursos do Mustafá, Ygor e Rodrigo mais que abrilhantar o evento trouxeram ricas informações para novos e futuros estudos. O evento terminou com a confraternização entre professores e alunos do curso de História numa mesa-redonda que colocou em questão as influências orientais em Bauru e Região, atividade que demonstrou o potencial do corpo docente e discente do curso no campo da pesquisa”, ressaltou.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/8644-oriente-cultura-e-historiografia-foi-tema-da-.html
Tags: USC, Jornada de História