Inovação e Tecnologia foi tema da 1ª Jornada das Engenharias

Com palestras, minicursos e visita técnicas evento abordou LinkedIn, Autocad, máquinas de inteligência artificial, automação industrial, utilização de drone e muito mais!

Nos dias 23, 24 e 25 de abril, a Universidade do Sagrado Coração (USC) realizou a 1ª Jornada das Engenharias. O evento contou com palestras, minicursos e visita técnicas, trazendo as novas tecnologias disponíveis para as áreas da Engenharia, assim como, aprendizados de softwares e ferramentas já utilizadas no meio, com o objetivo de complementar a formação dos estudantes dos cursos de Engenharia.

O primeiro dia de evento teve início com três minicursos “LinkedIn - gerando valor para sua carreira” com o professor M.e Patrick Pedreira Silva  que destacou a importância do uso assertivo da rede social profissional; “Autocad” com o proprietário da empresa EngCAD em Bauru e Consultor Técnico da Autodesk, Guilherme Manrique Alves que demonstrou as variadas ferramentas do software para auxiliar o desenvolvimento de desenho técnico; “Octave: ferramenta gratuita de apoio a engenharia” pelo professor M.e Saulo Silva Coelho. Também, foi realizada a palestra “Cultura de Inovação Tv Globo”, ministrada pelo Community Manager (Gerente de redes sociais) da TV Globo, Richard Duchatsch Johansen que abordou sua trajetória profissional, atuação e cultura da Rede Globo e deu dicas de motivação e escolhas, para os presentes.

No segundo dia da jornada, foram realizados os minicursos “Revit: software Bim para engenharias”, novamente com Guilherme Marinque, “Machine Learning: aprendizado de máquinas em Inteligência Artificial”, ministrado por Robson Fernandes da Silva, além da turma 2 do minicurso Octave. No período noturno, os profissionais Robson Fernandes da Silva e Julio Henrique Lopes de Almeida discutiram a respeito da inteligência artificial na 4º Revolução Industrial.

O último dia do evento (25), contou com o minicurso que abordou a Automação Industrial pelos palestrantes Derik Conte, Anderson Alcassa e Rivael dos Santos, a turma 2 do “Autocad” e o encerramento ficou por conta do Engenheiro de Controle e Automação e técnico em informática, Vinicius Ferrari, que ministrou sobre a utilização do Drone trazendo uma abordagem teórica e prática para engenheiros. Além das atividades mencionadas, nos dois primeiros dias foram realizadas visitas técnicas na cervejaria AMBEV que permitiram que os participantes conhecessem a história da empresa e o processo de produção da cerveja.

A diretora do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Prof.ª M.ª Daniela Luchesi, destacou a importância da jornada para os estudantes e futuros engenheiros. “Com o intuito de promover a interdisciplinaridade e multidisciplinaridade, os cursos de Engenharia inovaram e de forma criativa abordaram nos três dias de evento diversas tecnologias de ponta, sempre com o objetivo de complementar a formação dos futuros engenheiros. Assuntos totalmente conectados com a formação profissional, como inovação e gestão empreendedora, foram aprofundados na Jornada, por meio de visitas técnicas, minicursos e palestras. Atividades integradas como esta, visam desenvolver competências inerentes à formação do engenheiro”, expôs.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/8293-inovacao-e-tecnologia-foi-tema-da-1-jornada-d.html
Tags: USC, Jornada das Engenharias