Estudantes de Engenharia Química apresentam planejamento de testes para a empresa Stalo

Quadros brancos serão avaliados através de teste de capacidade de escrita, apagabilidade, abrasividade, análise de impacto e riscos

A Universidade do Sagrado Coração (USC), através dos estudantes Alison Raphael Oliveira Andrade, Bruna Drago Bolsoni, Caroline de Souza Rodrigues e Juliana Marsola Rabelo do 5º ano do curso de Engenharia Química, está realizando uma parceria com a empresa Stalo. Com o objetivo de fornecer um dossiê com variados testes nos produtos da empresa, os universitários apresentaram nesta terça-feira (26) uma proposta completa de execução.

Na ocasião, os estudantes demonstraram que através da disciplina de Projeto na Indústria Química, elaborarão testes durante os meses de abril e maio nos quadros brancos fabricados pela Stalo. Serão avaliações de capacidade de escrita, de apagabilidade, resistência química (abrasividade), teste de resistência com análise de impacto e de resistência a riscos. Para cada ensaio serão utilizados produtos químicos específicos e equipamentos disponíveis nos laboratórios da USC, como a Prensa Universal de Ensaios, capaz de realizar testes mecânicos de tração, compressão, cisalhamento, entre outros.

O resultado dos testes serão documentados e compilados em um dossiê que permitirá a Stalo realizar melhorias nos seus produtos, detectar defeitos causados pela má utilização por parte dos consumidores, estabelecer recomendações específicas para o transporte dos quadros, além de complementar as orientações de utilização, no que diz respeito a uso de canetas, apagadores e produtos químicos. Consequentemente, os produtos apresentarão uma maior qualidade e os custos com defeitos e problemas gerados por transportes inadequados serão reduzidos.

Três representantes da Stalo acompanharam a apresentação, dentre eles o diretor Eduardo Manfrinato que destacou a importância de parcerias entre empresas e estudantes. “As maiores pesquisas derivam de estudos realizados na Universidade e ter acesso a esses tipos de testes na própria cidade é vantajoso para a empresa. Muitos problemas podem ser antecipados e até resolvidos através de parcerias criadas com estudantes pesquisadores, e essa cooperação acaba trazendo vantagens não só para as empresas, mas também para o aluno”, afirmou.

Participaram da exposição, o professor e coordenador do curso de Engenharia de Produção M.e Thiago Pignatti de Freitas e a professora e coordenadora do curso de Engenharia Química M.ª Raquel Teixeira Campos. “A oportunidade de desenvolver projetos para empresas objetivando a melhoria de seus processos e/ou produtos com nossos jovens estudantes pesquisadores, é extremamente enriquecedor tanto para a universidade e seus alunos, como para a empresa. Durante a parceria, os alunos gerenciam o projeto desde o planejamento do cronograma dos testes, bem como a realização e entrega dos mesmos, tendo a oportunidade de desenvolverem na prática o que aprendem na teoria durante a graduação. Os jovens pesquisadores tem também a oportunidade de praticarem requisitos fundamentais e exigidos na vida profissional como, comprometimento, trabalho em equipe, iniciativa, liderança entre outros. Todos acabam se beneficiando dos resultados, pois a missão da universidade é formar profissionais gabaritados que disseminem a ciência e o saber para o bem da sociedade”, destacou Campos.

Mais sobre a empresa

A Stalo iniciou suas atividades em 1991 com a fabricação de tábuas de carne e embalagens customizadas em madeira, ao longo dos anos foi se consolidando e atualmente conta com um parque industrial de mais de oito mil metros quadrados de área construída, desenvolvendo produtos voltados para os segmentos de papelaria, ensino, móveis e organizadores. Especializada em fabricação de lousas, quadros e comunicação visual para todo segmento de ensino. Única empresa no segmento com certificação ISO 9001:2015.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/8220-estudantes-de-engenharia-quimica-apresentam-p.html
Tags: USC, Engenharia Química, Stalo, Estudantes