Egresso de Ciências Biológicas da USC conquista aprovação em Programa de Mestrado na UFPR

André Luiz Dyna irá trabalhar com cultura celular, extração de RNA e quantificação da expressão gênica

O egresso do curso de Ciências Biológicas (Bacharelado) da Universidade do Sagrado Coração (USC), André Luiz Dyna, foi aprovado no Programa de Pós-Graduação em Genética da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Curitiba. Atuará com Modulação Epigenética dos genes das Metaloproteases e seus receptores, assim como Cultura Celular, Extração de RNA, quantificação da Expressão Gênica e, também, a Teoria Microevolutiva dentro da genética de populações humanas.

Isso significa, basicamente, que sua pesquisa trabalhará com a Genética do Câncer, analisando as alterações causadas pelo meio externo na Cadeia de DNA, e a análise da regulação dos genes e seu processo evolutivo em uma determinada população, visando encontrar um meio de impedir sua proliferação e evolução.

Dyna que se formou em 2017 na USC, conta que a escolha do Programa se deu simultaneamente com a escolha da Universidade. A UFPR é reconhecida mundialmente e citada em diferentes rankings acadêmicos relacionados ao ensino superior, e essa particularidade chamou sua atenção, sendo essencial na escolha. Além de levar em conta os docentes que possuem vínculos com universidades do exterior, o egresso escolheu o programa pela possibilidade de trabalhar com a teoria evolutiva. “O que mais me fascinou foi a possibilidade de trabalhar com a Teoria Evolutiva dentro da genética humana, uma vez que me apaixonei por ela assim que a conheci no filme Jurassic Park”, relembra.

No processo seletivo foram realizadas três etapas, sendo duas provas e uma entrevista. A primeira prova foi de conhecimentos em genética e a segunda qualificação em inglês. Além dessas etapas, foram somados pontos através da avaliação do currículo lattes e o histórico da graduação.

O mestrando recorda como a USC foi essencial para sua formação, a partir da infraestrutura e laboratórios altamente equipados e do corpo docente, em especial aos que orientaram durante sua Iniciação Científica e Trabalho de Conclusão de Curso. “A universidade me tornou um profissional ético, responsável, capacitado e que acima de tudo preza pela verdade e pela ciência”, afirma.

“Pare, pense e se imagine no futuro”

Para o egresso antes de um estudante decidir ingressar em Programas Stricto Sensu é necessário refletir sobre seu futuro, imaginar colocando em prática e quando tiver certeza, se dedicar e entregar o seu melhor para conquistar. “Seja o melhor naquilo que você quer ser e estude, aproveite, absorva tudo o que seus professores e orientadores podem oferecer, cada palavra, cada gesto, cada modo de pensar, e lembrem-se os dias passam e não voltam, simples assim”, declara.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/8036-egresso-de-ciencias-biologicas-da-usc-conquis.html
Tags: USC, Ciências Biológicas, Egressos