Egressa de Psicologia é aprovada em Programa de Residência em Saúde Auditiva

Ana Carolina de Sousa Ramos é a nova residente do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/USP)

A egressa do curso de Psicologia da Universidade do Sagrado Coração (USC), Ana Carolina de Sousa Ramos, foi aprovada no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/USP), na área de Saúde Auditiva, onde atuará na Divisão de Saúde Auditiva (DSA) do HRAC, cujo atendimento é interdisciplinar e tem como objetivo o diagnóstico e reabilitação da deficiência auditiva do paciente, do bebê ao idoso, sendo que a intervenção pode ser medicamentosa ou por meio de tecnologias assistivas (aparelhos, implantes ou próteses).

Para ingressar no Programa, Ana Carolina passou por processo seletivo composto por uma prova objetiva de 50 questões, uma prova dissertativa com estudo de caso relacionado à profissão e a análise curricular. “Me classifiquei em 2º lugar para o programa, que disponibilizou 3 vagas. Fui convocada na primeira chamada para a matrícula”, conta.

Das atividades que serão desenvolvidas no Programa, a psicóloga realizará o diagnóstico audiológico através de avaliação auditiva e exames complementares; tratamento otorrinolaringológico; a seleção, indicação e concessão de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) e de Sistema de Frequência Modulada Pessoal (Sistema FM); acompanhamento e reabilitação fonoaudiológica; avaliação global e orientação para os pacientes e seus familiares sobre saúde física e mental e seus estados emocionais, sociais e educacionais.

Para escolher a área de atuação, a egressa passou por algumas disciplinas e estágios na USC que despertaram seu interesse pela área. “Gosto muito de avaliação psicológica, inclusive atuei em dois semestres desse ano como monitora da área para algumas disciplinas do curso de Psicologia. A grade do curso de Psicologia da USC se destaca quando comparada com as demais universidades, tanto as disciplinas teóricas quanto os estágios curriculares me deram base para a realização das etapas do processo seletivo. Alguns livros presentes na bibliografia sugerida para a prova objetiva são também utilizados nas disciplinas do curso. Os estágios forneceram base relevante para que o estudo de caso da prova dissertativa do programa fosse realizado com propriedade. Além disso, na USC, o corpo docente incentiva muito os alunos a construírem um currículo acadêmico de qualidade, a partir de divulgações sobre os eventos e cursos, bem como por meio do incentivo a realização de atividades científicas”, disse Ramos.

“Se dedicar ao que deseja e acreditar que é capaz”. Essa é a principal dica que Ramos dá para aqueles que desejam ingressar num Programa de Residência.  “Além disso, aproveitar cada oportunidade que a Universidade oferece, tanto prática quanto teórica. No caso da Residência da USP, especificamente, quando decidi que essa era a área desejada, o edital ainda não estava aberto, então consultei as provas e as bibliografias dos anos anteriores para me familiarizar com o processo e com as etapas. Assim que o edital desse ano abriu, me dediquei durante as férias para estudar a bibliografia solicitada, pois ela é extensa e exige tempo. Acho que essa programação e organização também me ajudaram e é algo que indico pra quem deseja tentar essa área. As vezes a gente tem que abrir mão de alguns momentos de lazer para se dedicar aos estudos, mas lá na frente a gente vê que tudo valeu a pena”.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/7846-egressa-de-psicologia-e-aprovada-em-programa-.html
Tags: USC, Egressos, Psicologia