Docente de Fisioterapia da USC participa de eventos de pesquisa no exterior

Cleber Ferraresi apresentou trabalhos sobre fotobiomodulação em congresso internacional na França e conferência internacional nos Estados Unidos

Entre os dias 03 e 06 de outubro, o docente do curso de Fisioterapia da Universidade do Sagrado Coração (USC), Dr. Cleber Ferraresi, participou como palestrante convidado no 12º Congresso Internacional da Associação Mundial de Terapia a Laser (no inglês, International Congress of the World Association for Laser Therapy – WALT 2018), realizado em Nice, França.

Na ocasião, ministrou a sessão de Fotobiomodulação em distúrbios musculoesqueléticos e medicina esportiva, apresentando o trabalho “Dose e tempo-resposta da fotobiomodulação por LEDs sobre a dor lombar crônica” (no inglês, “Dose and Time Response for Photobiomodulation of Chronic Low-Back Pain Patients: Randomized, Crossover, Double-Blind, Placebo-Controlled Clinical Study”), tema desenvolvido em parceria com Vinícius de Lima Gasparotto, aluno de Iniciação Científica bolsista FAPESP. O estudo tem como objetivo avaliar os efeitos de doses de fotobiomodulação (FBM – efeitos da luz na pele) no tratamento de dor lombar crônica, por meio de um ensaio clínico com voluntários, e está em andamento.

Ainda no evento, Ferraresi também atuou como presidente de sessões de apresentações orais e apresentou oralmente o trabalho desenvolvido em parceria com Ana Paula Moraes Damiani, sua aluna de Iniciação Científica, intitulado “Uso de fotobiomodulação para os músculos no controle da glicemia em pacientes com diabetes tipo 2” (no inglês, “Use of photobiomodulation to the muscles to control glycemia in the type 2 diabetes patients: Randomized, Crossover, Double-Blind, Placebo-Controlled Clinical Study”), que analisa o uso de fotobiomodulação no controle de glicemia em pacientes com Diabetes tipo 2. Encerrando suas participações no Congresso, o professor recebeu o prêmio de Pesquisador Jovem “Young Investigator” de 2018, da Associação WALT.

Além do Congresso, Cleber Ferraresi participou também como palestrante convidado na Conferência Gordon de Pesquisa sobre Lasers em Medicina e Biologia (no inglês, Gordon Research Conference on Lasers in Medicine and Biology), realizado de 08 a 13 de julho, na Bates College, em Maine – EUA. O título de sua palestra foi “Melhorando o desempenho de atletas com espectroscopia no infravermelho próximo” (no inglês, “Enhancing Performance of Athletes with NIR Light”), apresentado na sessão de Desempenho Muscular Humano e Bem-estar. O estudo faz parte de uma das linhas de pesquisa do autor, que está em desenvolvimento na dissertação da mestranda em Fisioterapia em Saúde, na USC, Joselinda Sá de Souza Abreu.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/7766-docente-de-fisioterapia-da-usc-participa-de-e.html
Tags: USC, Docentes