Torneio de Debates 2018

Equipe vencedora defendeu a postura a favor do tema “A polarização entre direita e esquerda contribui para o debate político-partidário no Brasil?”

No mês de outubro, a Universidade do Sagrado Coração (USC) realizou o Torneio de Debates entre grupos de estudantes dos seus cursos de graduação e pós-graduação. O evento foi uma oportunidade para que o estudante ampliasse a capacidade argumentativa e desenvolvesse o pensamento crítico, com o objetivo de discutir temas da atualidade e promover uma melhora das competências comunicativas, retóricas e críticas aos participantes no marco de sua integração à vida sócio-política e profissional. A equipe vencedora defendeu a postura a favor do tema “A polarização entre direita e esquerda contribui para o debate político-partidário no Brasil?”.

Durante quatro dias, as 10 equipes participantes foram divididas por noite de debates, sendo dois debates por noite e contemplando a participação de quatro equipes, que manifestaram posturas contra e a favor das temáticas: redes sociais e o pensamento maniqueísta, apropriação cultural, manifestações artísticas, ditadura do politicamente correto, violência contra os filhos e a polarização político-partidário no Brasil.

A responsável pelo Torneio, Prof.ª M.ª Valéria Biondo, explica que as temáticas escolhidas abordam questões da atualidade. “Todos os temas debatidos foram sugeridos por professores da casa e envolveram assuntos contemporâneos e polêmicos, como o tema da final, que trouxe à tona diferentes posturas sobre a questão política vivenciada no cotidiano do país. O aluno debatedor muitas vezes deixa sua zona de conforto ao ter que defender uma postura que vai contra a suas convicções, e isso é importante para seu crescimento pessoal, pois o obriga a ver as coisas por outros prismas, ampliando sua capacidade de leitura crítica e de mundo”, explica.

A equipe vencedora foi orientada pelo professor do curso de Letras, Dr. Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior e composta pelos estudantes - Glória Maria Xavier Santos (curso de Letras-Tradutor), João Pedro Pagani Martins (Artes), Márcio Antonio Roda de Oliveira (Artes), Maria Izabel Droppa José (Artes) e Rafaela Rodrigues da Silva (Letras-Tradutor).

O debate e sua importância no ambiente acadêmico

Mais do que estimular o pensamento crítico e desenvolver a oratória, promover debates é fundamental para engajar a comunidade acadêmica e ensina sobre o respeito às diferentes opiniões. Quem afirma são os usqueanos e participantes do Torneio de Debates 2018. Confira como foi essa experiência!

"Foi a melhor atividade acadêmica de que eu participei até agora. porque além de estudar o que eu tinha que defender, eu também precisei estudar a postura da oposição. É uma atividade que ajuda muito também na expressão do aluno, desenvolvendo sua capacidade comunicativa. Eu adorei." - Camila da Costa Silvério – Pedagogia

"O Torneio de Debates é muito importante para a superação dos nossos limites. Além disso, conhecer os argumentos do oponente, pesquisar sobre um determinado assunto nos faz questionar a validade dos nossos próprios pontos de vista." - Jamile Galvão Silva – Pedagogia

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/7686-torneio-de-debates-2018.html
Tags: USC, Torneio de Debates