USC participa da 1ª Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Bauru

Com atividades dentro e fora do campus, estudantes, professores e funcionários representaram a Universidade levando a ciência à jovens do ensino médio

A Universidade do Sagrado Coração (USC) participou da 1ª Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Bauru, junto à 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada entre os dias 15 e 21 de outubro, com atividades dentro e fora do campus. A edição de 2018 apresentou como tema geral a “Ciência para a redução de desigualdades”.

No dia 17 de outubro, a USC abriu as portas para estudantes do Ensino Médio vivenciarem a rotina na Universidade e conhecessem um pouco de sua infraestrutura. Para isso, foram desenvolvidas oficinas nos períodos da manhã e tarde: “Reciclagem: A importância do lixo para as cooperativas de materiais recicláveis do município de Bauru” deu início às atividades, visando à conscientização da separação do lixo e de sua importância para o meio ambiente, a sociedade e para o trabalho das cooperativas de reciclagem.

À tarde, foram realizadas as oficinas “Você famoso no mundo digital: produção de vídeos para mídias sociais” no Laboratório de TV Acadêmica, em que foram trabalhados aspectos para a produção de vídeos direcionados para utilização nas mídias sociais e “Que tal dar voz à sua própria voz? Produção de podcast e materiais para rádios”, no Laboratório de Rádio, onde foi mostrado o estúdio e apresentadas técnicas de edição e gravação.

Ainda no dia 17 de outubro, a USC foi até a Escola Estadual Prof. Eduardo Velho Filho apresentar projetos de sustentabilidade financeira e ambiental por meio da atividade “Projetos de sustentabilidade”, ministrada pela Prof.ª Dra. Rita Peruquetti.

No dia 19 de outubro, foi realizada a 15ª Festa da Ciência de Bauru. O evento contou com a participação da USC e reuniu experimentos produzidos pela comunidade científica de Bauru e região no Recinto Mello de Moraes. A festa recebeu estudantes, professores e moradores da região.

A USC participou da Festa com projetos voltados para a temática proposta, entre eles, a fabricação de sabonetes artesanais pelos cursos de Farmácia, Química e Engenharia Química; a produção de acessórios artesanais pelos cursos de Design e Design de Moda; a montagem de luminárias sustentáveis com materiais a preços acessíveis, pelos cursos de Engenharia; e a atividade interativa promovida pelos cursos de Comunicação com a disposição de equipamentos televisivos para que os jovens pudessem vivenciar a rotina do profissional. “A ideia era trazer algo que englobasse tanto o tema “a ciência na redução das desigualdades” quanto a multidisciplinaridade, ou seja, que um projeto envolvesse o maior numero de cursos, com o objetivo de estimular, nesses jovens, o gosto pela ciência”, explica o coordenador do curso de Ciência da Computação e membro da comissão organizadora, M.e Patrick Pedreira da Silva.

Israel Lima, estudante do primeiro ano do curso de Jornalismo, animou o estande de Comunicação e comentou a importância do contato prático com a profissão, bem como com a ciência. “Nós, enquanto universitários, temos o papel de informar e de trazer o jovem para o ambiente acadêmico, principalmente pelo fato da maioria sair do Ensino Médio sem saber qual carreira seguir”, disse.

Israel Lima, estudante do primeiro ano do curso de Jornalismo, animou o estande de Comunicação e comentou a importância do contato prático com a profissão, bem como com a ciência. “Nós, enquanto universitários, temos o papel de informar e de trazer o jovem para o ambiente acadêmico, principalmente pelo fato de a maioria sair do Ensino Médio sem saber qual carreira seguir”, disse.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/7654-usc-participa-da-1-semana-municipal-de-cienci.html
Tags: USC, Educação, Ciência