11ª Jornada de Administração e 2ª Jornada de Ciências Contábeis da USC reuniu profissionais e estudantes para debater temas do mercado de trabalho

Inteligência artificial, perícia contábil, empreendedorismo e trabalho em equipe foram os destaques em mesa-redonda, oficinas e palestra

A Universidade do Sagrado Coração (USC) realizou, nos dias 10 e 11 de outubro, a 11ª Jornada de Administração e 2ª Jornada de Ciências. Debatendo o impacto do administrador e do contador no mercado de trabalho, temas como inteligência artificial, marketing pessoal, comunicação, management 3.0 e perícia contábil foram abordados em mesa-redonda, oficinas e palestra-show.

A programação do primeiro dia contou com a participação do M.e Robson Fernandes da Silva, professor do curso de Pós-Graduação em Engenharia de Software e Gestão e Governança em Tecnologia da Informação da USC, Esp. Nahor Guimarães Junior, Gerente de TI na J. Bueno e Mandaliti Advogados de Bauru, e o Esp. Flávio de Medeiros Alves, sócio da empresa Grupo Maltez, de Bauru para a mesa-redonda “A inteligência artificial e o impacto na profissão do administrador e contador” que discutiu questões sobre o futuro das profissões e os desafios que passarão frente às mudanças tecnológicas. Na sequência, foi realizada a palestra-show “As 4 palavras mágicas” do palhaço Omar Chinelo, onde o artista abordou temas como motivação, trabalho em equipe e empreendedorismo através de mágicas cômicas.

Para o segundo dia, cinco minicursos foram realizados: “Como iniciar seu escritório de contabilidade: um relato de sucesso” foi ministrado pelo Empresário Contábil da FACCILE Assessoria Contábil, Saint Clair Desasso De Carvalho Rocha;  “Marketing pessoal: como manter-se competitivo em meio à inteligência artificial”,  pelo Esp. Daniel Lima Vialôgo; “Management 3.0: criando equipes de alto desempenho”, que foi conduzido pelo proprietário da empresa Gilberti Consultoria e Treinamento, M.e Norberto Gilberti Simonetti; “Os desafios da comunicação na gestão atual”, por Alan Rocha, empresário, publicitário e practitioner em Programação Neurolinguística (PNL); e “A perícia contábil e seus desafios”, ministrado pelo Economista e Perito Claudio do Carmo Assis.

Para a coordenadora do curso de Administração e organizadora do evento, Prof.ª Dra. Flavia Hosne de Freitas Galvão, a Jornada deu aos estudantes uma oportunidade de interação significativa com profissionais já inseridos no mercado de trabalho, além de atualizar os participantes sobre temas importantes na atuação profissional. “Foram dois dias produtivos e de aprendizado aos participantes, estamos vivenciando mudanças no mercado, especialmente quanto ao avanço tecnológico, o administrador deve estar preparado para inovar, utilizar dessas tecnologias e mudanças para fortalecer as organizações tornando-as competitivas”, conta.

Já o coordenador do curso de Ciências Contábeis e também organizador do evento, Prof. M.e Wander Cavalcante Garcia, o evento cativou pela ênfase em temas de atualização do desempenho de atividades profissionais atualmente. “Foi uma excelente jornada, os estudantes gostaram muito, principalmente dos palestrantes. A mesa redonda sobre Inteligência Artificial foi destaque, pois o assunto é muito novo, ficamos preocupados com a substituição por máquinas. A tecnologia tem alterado a dinâmica das relações de trabalho. Desde a informatização, o profissional tem focado na parte de planejamento, análise e consultoria.  Inclusive em escritórios e com o relacionamento com clientes, tem utilizado dessas tecnologias para facilitar, por exemplo, a postagem de documentos e ofícios, bem como o gerenciamento de informações nas plataformas digitais”, complementa.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/7638-11-jornada-de-administracao-e-2-jornada-de-ci.html
Tags: USC, Administração, Ciências Contábeis