Cerimônia de abertura deu início aos novos programas de formação de professores para a educação básica
No dia 05 de setembro, a Universidade do Sagrado Coração (USC) realizou a Aula Inaugural do Programa Residência Pedagógica e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no Anfiteatro E-001, para dar início aos dois novos programas que visam o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a valorização dos cursos de licenciatura.
A cerimônia de abertura contou com um discurso da Reitora da USC, Prof.ª Dra. Irmã Susana de Jesus Fadel, manifestando apoio e incentivo aos participantes, na presença da vice-reitora e Pró-Reitora Acadêmica, Prof.ª Dra. Irmã Ilda Basso, e de diversos professores responsáveis pelo acompanhamento dos projetos em escolas públicas, bem como diretores de escolas, docentes e estudantes da USC participantes dos programas. Em seguida, a Prof.ª Lyslley Ferreira dos Santos, Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico da Diretoria Regional de Ensino, parabenizou a iniciativa e ofereceu todo o apoio da Secretaria de Educação Estadual a todos os envolvidos, e, na sequência, a Prof.ª Dra. Andréia Melanda Chirinéa, diretora da Divisão de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação, fez uma rápida palestra demonstrando os resultados positivos da coordenação do PIBID em anos anteriores e os desafios para o novo trabalho.
O novo edital do PIBID foi apresentado pela diretora do Centro de Ciências Humanas e Coordenadora Institucional do PIBID, Prof.ª Dra. Ketilin Mayra Pedro e pela Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica, Prof.ª Dra. Rosilene Rocha Bombini, com o objetivo de promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular, desde o início da jornada do docente, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Os selecionados serão acompanhados por um professor da escola e por um docente de uma das instituições de educação superior participantes do programa. Já o Programa de Residência Pedagógica visa induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado, por meio da imersão do licenciando – que esteja na segunda metade do curso – em uma escola de educação básica. A imersão deve contemplar, entre outras ações, regência de sala de aula e intervenção pedagógica.
Movimentando os programas!
Para o Programa de Residência Pedagógica, estão envolvidos: 01 Coordenadora Institucional, 03 subprojetos – História, Língua Portuguesa e Pedagogia –, 05 docentes orientadores da USC, 09 preceptores (professores que acompanham os estudantes nas escolas públicas), 72 estudantes bolsistas e 15 voluntários. Já para o PIBID, estão envolvidos: 01 Coordenadora Institucional, 02 subprojetos – História, Multidisciplinar: Língua Portuguesa e Pedagogia –, 04 docentes orientadores da USC, 06 professores supervisores (professores que acompanham os estudantes nas escolas públicas), 48 estudantes bolsistas e 12 voluntários.
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