UATI comemorou 25 anos com música, dança, poesia e jantar temático

Com apresentações e jantar italiano, a Universidade Abertas à Terceira Idade da USC celebra a união de gerações relembrando a sua trajetória promovendo a qualidade de vida do idoso

No mês de agosto, a Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) da Universidade do Sagrado Coração (USC) celebrou seus 25 anos. Para comemorar o pioneirismo da inserção do idoso no ambiente universitário, foi preparada uma noite especial com música, dança, poesia e descoberta de novos talentos, realizada no dia 24 de agosto. O evento foi aberto ao público e contou com cerca de 110 pessoas.

A programação teve início às 18h com uma exposição de quadros da pintora Ivete Conde. Em seguida, no Auditório João Paulo II, a apresentação musical da banda “Os Improváveis” abriu o Show de Talentos da UATI, momento de integração e diversão em que os alunos compartilharam seus gostos pessoais, de união de gerações e tiveram a oportunidade de mostrar o talento individual.

A noite foi encerrada com um jantar temático, preparado pelo Gourmeteria Restaurante, localizada no bloco J da Universidade, com pizzas e massas no jantar italiano, com música e momentos de muita emoção. O grupo Baila Comigo, oficina de dança da UATI, apresentou a dança italiana Tarantela, sendo motivo de alegria e animação entre todos os convidados. Para a coordenadora da UATI, Veronica Carneiro Santos, o evento excedeu as expectativas. “Seguimos sempre com o objetivo de unir os familiares e os nossos alunos, dando a eles oportunidades para desenvolver ainda mais os seus próprios talentos, em uma convívio fraterno entre todos, na certeza que esta é uma forma saudável de inserir o idoso na sociedade contemporânea”, conta.

A Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) é um Programa de Extensão da USC criado em 1993 para que as pessoas da terceira idade pudessem participar de atividades regulares no ambiente universitário. Assim, tornou-se polo de reflexão sobre a questão do envelhecimento e vem desempenhando seu papel com um trabalho interdisciplinar de educação continuada. Para a Pró-Reitora de Extensão e Ação Comunitária, Prof.ª Ma. Irmã Fabiana Bergamim, o papel da UATI é de inserir o idoso na sociedade de modo que ele viva mais tranquilamente essa nova fase da vida. “Os 25 anos da UATI na Extensão mostram que o maior objetivo é contribuir, em longa data, para a qualidade de vida. Com as correrias de hoje em dia, muitas vezes os idosos acabam ficando sozinhos em casa, e dentro da Universidade conseguem recuperar o ritmo acelerado da vida, com oficinas e atividades de interação. Quando estamos com eles, também nos contagiamos dessa alegria!”, ressalta.

Com foco no desenvolvimento de ações para a integração da pessoa na terceira idade, a UATI contribui para a melhoria da qualidade de vida, através da inserção e atualização cultural e social, além de oferecer conhecimentos e novas aprendizagens por meio de cursos, palestras, oficinas, cantos e encontros. O Programa, também, possibilita a convivência de gerações, numa perspectiva de humanização crescente das relações interpessoais e intergeracionais, oferecendo espaços para que o idoso exercite sua criatividade, desenvolva seus talentos e compartilhe experiências com os universitários jovens.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/7457-uati-comemorou-25-anos-com-musica-danca-poesi.html
Tags: USC, UATI