USC realiza mesa redonda para disciplina de Ética e Cultura Religiosa

Debatendo sobre o sentido da vida e a missão de cada pessoa, o evento teve o objetivo de orientar os jovens em suas decisões e projetos pessoais

A Pastoral da Universidade (PdU) da Universidade do Sagrado Coração (USC) realizou, no dia 24 de agosto, uma mesa redonda com o tema “Um sentido de vida”. Com o objetivo de permitir aos jovens descobrirem como transformar à luz da fé suas escolhas, o evento buscou compreender melhor que a vocação pessoal não se refere apenas a um estado de vida – como casamento, ministério ordenado, vida consagrada ou laical –, mas sim à vocação universal à vida, ao amor e à santidade, e foi direcionado às atuais turmas cursando a disciplina de Ética e Cultura Religiosa.

Com a crescente busca pelo sentido da vida, a mesa redonda foi realizada no Anfiteatro E-001 e promovida no ano do Laicato (período dedicado para celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos no Brasil, aprofundando a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão) para fazer com que a fé ande lado a lado com as escolhas dos jovens – seja ela da profissão, de compromisso social e político, do estilo de vida, ou até mesmo sobre o uso do dinheiro – deixando mais espaço na vida para reflexões e discernimento. Assim, a proposta da vivência foi apresentar aos jovens o projeto de vida e sua repercussão, com o intuito de ajudá-los a percorrer o caminho para realizar o seu projeto pessoal em uniformidade com o projeto que Deus tem para cada um. “De fato, com esta proposta da Mesa Redonda, cada um pôde olhar para si mesmo e perguntar-se sobre a diferença que pode fazer  no mundo, tornando-se protagonista da civilização do amor”, disse a coordenadora da PdU, Irmã Marcia Assis.

Durante o evento, três convidados participaram como palestrantes. Para dar início ao debate, a Prof.ª M.a Flávia Santos Arielo, docente de Ética e Cultura Religiosa na USC e doutoranda em Ciência da Religião na Pontifícia Universidade Católica (PUC – SP), refletiu sobre a ética e o valor da vida, identificando o papel de cada um para com seu chamado e também o papel do leigo na Igreja. Em seguida, o Frei Thiago Alexandre Hayakawa, vice-reitor da Universidade São Francisco (USF), tratou a vocação sacerdotal e o papel do sacerdote na Igreja, contando sobre a vivência ética de sua vocação. Irmã Susana de Jesus Fadel, Reitora da USC, encerrou as apresentações dissertando sobre a importância do projeto de vida e a vocação religiosa, compartilhando também a vivência ética de sua vocação.

Além das apresentações, foi realizada uma exposição em stands com Congregações Religiosas e a Pastoral Familiar, colocando em pauta a missão do Cristão. “Ser cristão, sujeito eclesial, e ser cidadão não podem ser vistos de maneira separada. O cristão leigo expressa o seu ser Igreja e o seu ser cidadão na comunidade eclesial e na família, nas opções éticas e morais, no testemunho de vida profissional e social, na sociedade política e civil e em outros âmbitos. Busca sempre a coerência entre ser membro da Igreja e ser cidadão”, segundo o site oficial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/7448-usc-realiza-mesa-redonda-para-disciplina-de-e.html
Tags: USC, Mesa redonda, Ética e Cultura Religiosa