8ª Catequese em Preparação à Beatificação de Madre Clélia na USC

Com o tema “O mistério da Cruz na vida de Madre Clélia”, momento propôs reflexão sobre as provações de cada pessoa ao longo da vida

No dia 21 de junho, a Pastoral da Universidade (PdU) da Universidade do Sagrado Coração (USC) realizou a 8ª Catequese em preparação à Beatificação de Madre Clélia Merloni, fundadora do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ). O tema desta edição foi “O mistério da Cruz na vida de Madre Clélia” e o objetivo foi aprofundá-lo e trazê-lo para situações do cotidiano. “Esse tema está presente em nossa vida, uma vez que todos nós temos uma Cruz para carregar. Para quem está vivo e para quem quer viver bem, os desafios e as provações sempre virão”, explica a coordenadora da PdU, Irmã Márcia Assis.

A catequese foi realizada em dois momentos, sendo o primeiro uma reflexão inspirada pela trajetória de Jesus Cristo na Cruz, traçando um paralelo sobre os sofrimentos que cada pessoa carrega ao longo da vida, com desafios e complicações, e que todos podem enfrentar os problemas se apegando a Deus, assim como Madre Clélia se apegou ao Sagrado Coração de Jesus. “A cruz, quando levada com amor e com o coração aberto não nos oprime, mas nos redime. Jesus teve um Cireneu e, hoje, Ele mesmo se faz nosso cireneu nos ajudando nos desafios de cada dia.”, disse Assis.

Para o segundo momento, os participantes foram direcionados ao Espaço de Oração Sagrado Coração, no Hall do Teatro Veritas no Bloco C, para dar continuidade ao momento com músicas de louvor e orações inspiradas nas doze promessas de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque, respondendo cada uma delas com “Coração de Jesus, escutai-nos!”, em uma só voz.

Oração das doze promessas de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque

1. Para que os vossos devotos alcancem as graças necessárias ao seu estado;

2. Para que reine a paz nas famílias;

3. Para que sejam consolados em suas aflições;

4. Para que encontrem em vós seguro refúgio durante a vida e, sobretudo na hora da morte;

5. Para que desçam vossas bênçãos sobre seus empreendimentos;

6. Para que os pecadores encontrem em vós a fonte e o oceano de misericórdia;

7. Para que as almas tíbias sejam por vós afervoradas;

8. Para que as almas fervorosas alcancem rapidamente a perfeição;

9. Para que abençoeis os lugares onde é exposta e honrada a vossa imagem;

10. Para que concedais aos sacerdotes a graça de comover os corações mais endurecidos;

11. Para que o nome dos que propagam a vossa devoção seja indelevelmente escrito no vosso Coração;

12. Para que concedais a graça da perseverança final, os quantos vos honram com a Sagrada Comunhão nas nove primeiras sextas-feiras, a fim de que não morram em pecado e sem os sacramentos.

Ao final, cada um recebeu uma Palavra e conselho de Madre Clélia e, juntos, rezaram a oração do Pai Nosso, confiando ao Senhor suas intenções.

Mais

As catequeses de Madre Clélia são realizadas mensalmente como momentos preparatórios para a beatificação, agendada para 03 de novembro deste ano. Depois desta fase vem a canonização, ou seja, havendo a comprovação de mais um milagre, Madre Clélia poderá ser declarada santa e entrará para o rol das santidades da Igreja Católica. Esta fase do processo de beatificação de Madre Clélia é esperada por seus admiradores e fiéis. Hoje, Madre Clélia é um exemplo de amor pelo mundo através das obras mantidas pelo IASCJ, presentes em 15 países, nos continentes europeu, americano, asiático e africano, com atuação nas áreas da educação, saúde, missões e promoção humana e espiritual.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/7328-8-catequese-em-preparacao-a-beatificacao-de-m.html
Tags: Catequese, Madre Clélia