Terceira Idade e a segurança de informações pessoais na internet

Em palestra, a importância da privacidade e o risco causado pela exposição de dados nos meios digitais foram os temas trabalhados

A Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), da Universidade do Sagrado Coração (USC), recebeu o Prof. Dr. Elvio Gilberto da Silva na disciplina Lição dos Grandes Mestres para a palestra “Informática para a Terceira Idade”, em que falou sobre a segurança pessoal na era da internet, sobretudo nas mídias sociais digitais.

Para contextualizar os riscos causados pela exposição na internet em relação a dados pessoais, abordou situações tais como furto de identidade, invasão de perfil, contatos com pessoas mal-intencionadas, e o uso indevido de informações fornecidas. Assim, reforçou a importância da privacidade e de evitar ao máximo a veiculação de informações particulares, como documentos pessoais, dados bancários e até mesmo endereço residencial.

O professor enfatiza, também, os perigos da exposição em redes sociais digitais, como o Facebook – atualmente, a mais utilizada pelo público idoso – e explica que os riscos estão presentes em qualquer parte da internet. “A internet veio para criar uma aproximação entre os idosos e seus familiares ou amigos que muitas vezes se encontram distantes. Por isso, eles devem estar preparados para usar as redes sociais digitais da melhor forma, tomando os devidos cuidados e mantendo a privacidade em primeiro lugar”, ressalta.

Para a coordenadora da UATI, Verônica Carneiro Santos, a terceira idade tem a chance de criar uma independência quando se adequa à informatização do mundo. “Muitas vezes, os idosos dependem de familiares para as tarefas do dia a dia. Quando chegam à UATI, descobrem os talentos que têm e se descobrem como protagonistas”, conta.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/7325-terceira-idade-e-a-seguranca-de-informacoes-p.html
Tags: USC, UATI, Lição dos Grandes Mestres