“Bullying na contemporaneidade”

Evento, em sua 1ª edição, contou com mesa-redonda e promoveu ciclo de debates aberto ao público

Juliana Pizato e Jorge Cleber Teixeira Neves

A Universidade do Sagrado Coração (USC) realizou, na última terça-feira (12), junto com o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP), os Centros de Ciências Humanas e da Saúde, e o Setor Técnico de Atendimento ao Aluno Universitário com Deficiência (STAD), a primeira edição de “Os desafios do Bullying na contemporaneidade”, contando com a participação dos cursos de Terapia Ocupacional, Pedagogia, Psicologia e Artes. O evento foi gratuito, disponibilizou 300 vagas e debateu em mesa redonda os diferentes cenários do bullying atualmente.

O bullying se caracteriza por atos de violência física ou verbal, que ocorrem de forma repetitiva e intencional contra uma ou mais vítimas, causando a elas dificuldade de interação social, baixa autoestima, sentimentos depressivos e diminuição do rendimento escolar. Tendo isso como base, a proposta central do evento foi discutir o fenômeno em contextos reais, aplicando conhecimento teórico-científico e modelos de atuação profissional com práticas que promovem a redução da agressão, principalmente dentro do ambiente universitário. Para dar início à mesa-redonda, o pedagogo Jorge Cleber Teixeira Neves e a psicóloga Juliana Pizato ministraram o ciclo de debates.

Outro momento, mediado pelo Prof. Dr. Rafael Resende Marques da Silva e estudantes do curso de Artes, realizou a interação entre os participantes, assim como apresentou a palestra por meio da atividade de Teatro Fórum, “Que roupa você veste?”. Nela, o espectador se torna espect-ator – ou seja, participa da encenação –, sendo convidado a participar no palco e atuar uma situação de opressão, fazendo uso de técnicas teatrais para encerrar o evento.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/7294-bullying-na-contemporaneidade.html
Tags: USC, NAP, Bullying