Saúde e beleza na terceira idade é tema da Lição dos Grandes Mestres

A disciplina recebeu Ana Júlia Saes e a M.ª Viviane Lopes, do curso de Estética e Cosmética, para falar de fotoenvelhecimento e os cuidados com a pele do idoso

Veronica Carneiro (coordenadora da UATI), Viviane Lopes e Ana Júlia Saes

No dia 06 de junho, a disciplina Lição dos Grandes Mestres da Universidade Aberta à Terceira Idada (UATI) da Universidade do Sagrado Coração (USC) recebeu a estudante do curso de Estética e Cosmética, Ana Júlia Saes e a coordenadora do curso, M.ª Viviane Lopes para falar de saúde, beleza e envelhecimento da pele a partir de conceitos fundamentais da Estética.

Na palestra, foi explicada aos idosos a diferença entre os tipos de envelhecimento, que são extrínseco e intrínseco. O envelhecimento intrínseco corresponde ao desgaste natural das células do corpo, ou seja, é o envelhecimento cronológico, marcado pelo surgimento de linhas de expressão, rugas, flacidez, pele seca e fina.  Já o envelhecimento extrínseco, ou fotoenvelhecimento, é o processo relacionado com os hábitos e a exposição a fatores externos, como radiação solar, poluição, fumo, álcool e sedentarismo.

Pensando nisso, foram dadas orientações sobre os cuidados diários com a pele e sobre a rotina desses cuidados, como limpar, esfoliar, tonificar, hidratar e proteger.  Foi ensinada a prática com argilas, a diferença de cada uma, suas funções e benefícios para o organismo. “Temos vários tipos de argila com diferentes cores, portanto, a mineralização de cada uma é diferente. Em geral, os benefícios são a hidratação, o clareamento, a desintoxicação e a reposição dos minerais essenciais para a pele”, explica Lopes. Também, foi abordada a importância da fotoproteção, com orientações referentes a quantidade correta de protetor solar a ser aplicada, a frequência da aplicação e os tipos de protetores existentes no mercado.

Serviço

A disciplina Lição dos Grandes Mestres é realizada às quartas-feiras, das 14h às 16h. O horário de funcionamento da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) é de segunda à sexta-feira, das 13h às 18h, no bloco B da USC, que fica na Rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil. O telefone para mais informações é o (14)2107-7027 e o e-mail terceiraidade@usc.br.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/7290-saude-e-beleza-na-terceira-idade-e-tema-da-li.html
Tags: UATI, USC, Lição dos Grandes Mestres