Campanha Antitabagismo da USC orientou cerca de 250 pessoas

Cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia se uniram para ação de sensibilização sobre os efeitos nocivos do tabaco

Os cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia da Universidade do Sagrado Coração (USC) realizaram a Campanha Antitabagismo no dia 16 de maio, em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco, celebrado no dia 31 de maio. Estudantes orientaram e ofereceram serviços gratuitos para cerca de 250 pessoas sobre os riscos do tabagismo.

Com o tema “Fumar não é hábito, é óbito”, foram realizados, aproximadamente, 100 aferições da pressão arterial por estudantes do curso de Enfermagem; 90 exames de função pulmonar (Espirometria), orientações dos efeitos nocivos do cigarro e do Narguilê e informações sobre doenças pulmonares decorrentes do tabagismo pelo curso de Fisioterapia; e 64 avaliações bucais pelo curso de Odontologia.

No total, 80 discentes da graduação e pós-graduação participaram da Campanha, acompanhados dos docentes do curso de Enfermagem, Maria Fernanda Leite; de Fisioterapia, Camila Gimenes, Carolina Pieroni e Bruno Martinelli; e de Odontologia, Camila Lopes Cardoso e Danieli Colaço Ribeiro Siqueira.

Sobre o tabagismo

O tabagismo é a dependência psicológica e física do tabaco, substância que está presente em cigarros, narguilés e charutos. De acordo com a Classificação Internacional de Doenças (CID 10), o tabagismo é “uma desordem mental e de comportamento, decorrente da síndrome de abstinência à nicotina”. É encontrado sob o código F17.2.

O consumo regular de tabaco é responsável por mais de 50 doenças. As principais são no trato respiratório, cardiovascular, hipertensão, aneurisma cerebral e aórtico e derrame cerebral. Há também, entre as doenças, pelo menos 12 tipos de câncer: de pulmão, boca, laringe, faringe, estômago, esôfago, pâncreas, rim, fígado, colo de útero, bexiga e alguns tipos de leucemia.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/7247-campanha-antitabagismo-da-usc-orientou-cerca-.html
Tags: USC, Campanha