USC realiza curso sobre a Taxonomia de Bloom

Classificação permite avaliar a aprendizagem, determinar as atividades de ensino-aprendizagem e adquirir competências educacionais

No dia 2 de maio, a Universidade do Sagrado Coração (USC) realizou o curso “Como utilizar a Taxonomia de Bloom para melhores resultados no Enade”, ministrado pela professora Dra. Rosilene Frederico Rocha Bombini. Com o objetivo incrementar os resultados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o curso mostrou aos coordenadores e membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE) da Universidade a importância de aprender a classificar as atividades de ensino-aprendizagem, fazer uma avaliação da aprendizagem e aquisição de competências por meio da Taxonomia de Bloom.

A Taxonomia de Bloom, conhecida como taxonomia dos objetivos educacionais, é uma estrutura de organização que divide as possibilidades de aprendizagem em três domínios: o cognitivo (aprendizagem intelectual), o afetivo (sensibilização e valores) e psicomotor (habilidades de execução de tarefas). Cada um destes domínios tem diversos níveis de profundidade de aprendizado.

Por meio de uma aula expositiva dialógica, trabalhos em grupo por áreas de formação e construção de um plano de ação com domínios cognitivos para o Enade, o curso abordou os seguintes conteúdos: Relação dos Domínios Cognitivos com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e Portarias do Enade, Taxonomia de Bloom como classificadora dos resultados no Enade e instrumento de fortalecimento dos Projetos Políticos de Cursos (PPCs), Métodos de avaliação aderentes aos Domínios Cognitivos da Taxonomia e processos de aquisição de conteúdos, julgamento de conteúdos, produção de novos conteúdos pelos estudantes.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/7225-usc-realiza-curso-sobre-a-taxonomia-de-bloom.html
Tags: USC, Enade, curso