USC realizou 8º Encontro de Extensão

Evento premiou três trabalhos das categorias “apresentação oral” e “exposição de painéis”

A Universidade do Sagrado Coração (USC) realizou o 8º Encontro de Extensão, juntamente com a Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária e com os Centros de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Humanas e da Saúde. As ações extensionistas oferecem a oportunidade de troca de saberes e valores entre a comunidade acadêmica e a sociedade. Egressos da USC discutiram a importância dos programas e projetos de extensão em sua atuação e formação profissional e, com o tema “O papel da extensão como instrumento de transformação social”, apontaram como tais contribuições podem impactar na transformação de uma sociedade mais justa e solidária. O evento foi realizado nos dias 03 e 04 de maio, e as datas contaram com apresentação oral e exposição de painéis ao longo da tarde.

Para dar início à primeira noite, a palestra “A extensão na melhoria de vida das pessoas com doenças neurodegenerativas, como doença de Parkinson e doença de Alzheimer” foi ministrada pelo Prof. Dr. Fábio Augusto Barbieri, professor do programa de pós-graduação da UNESP de Bauru, também membro do conselho da Sociedade Brasileira de Comportamento Motor e do comitê científico da International Society for Posture and Gait Research.

Já na segunda noite, o tema “Como a experiência da extensão pode auxiliar na atividade profissional?” foi abordado pelos palestrantes e egressos USC: Me. Alessandro Domingues Heubel, mestrando em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Fisioterapeuta no Hospital Estadual de Bauru (HEB); Esp. Amanda Fazzio Sanches, jornalista da Rádio Comunicação FM Stéreo Ltda (94 FM – Bauru); Esp. Tiago Samuel de Moraes, bacharel em Jornalismo; Esp. Tomas César Ferreira, pós-graduando em Marketing Digital; Esp. Marielle Colletti Coral, Gerente do Banco de Alimentos de Botucatu administrado pelo Instituto J. Augusto e representante no Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Botucatu e da CRSANS - Comissão Regional de Segurança Alimentar, Nutricional e Sustentável da região de Sorocaba.

Para o Prof. Me. Dorival José Coral, Coordenador Geral de Extensão da USC, a quantidade de trabalhos inscritos para apresentações orais e em formato de pôster foi surpreendente, e a qualidade do conteúdo foi um ponto forte no evento, principalmente por terem sido enviadas propostas de todos os Projetos de Extensão. “Tivemos um número significativo de participações, considerando todos os projetos, mas a devolutiva que tivemos foi o mais interessante. Nunca tínhamos feito algo assim, com manifestação e participação de egressos contando sobre sua atuação hoje e o quanto a extensão contribuiu para sua formação, tanto pessoal quanto profissional”, ressalta.

O evento contou com a premiação dos melhores trabalhos como forma de incentivo aos estudantes a continuarem transformando as suas ações educativas diárias em saber científico, principalmente na pesquisa, assim como o reconhecimento por todo o empenho que têm nas atividades de aprendizagem.

Confira os trabalhos premiados:

Pôsteres:

• 1º lugar: Traços da Percepção: A Arquitetura como instrumento para o desenvolvimento sensorial – Autor: André Canelada.
  • 2º lugar: Efeito de 20 semanas de treinamento com exercícios físicos diminui a pressão arterial em pacientes com doenças de Parkinson – Autor: Larissa Henrique Ferrari.
  • Gabriela Marini: A Extensão na melhoria de vida de mulheres após câncer de mama (3º lugar)

Apresentações orais:

• Leonardo Garbin Bueno: Avaliação da limitação articular das mãos em indivíduos com Diabetes Mellitus tipo 2 do Projeto de Extensão “Atendimento fisioterapêutico ao paciente com Diabetes” da Universidade do Sagrado Coração (1º lugar)
  • Leticia da Silva Rodrigues: A ação extensionistas como instrumento de transformação social em gestantes (2º lugar)
  • Priscila Maria M. de Oliveira: Análise qualitativa das podas em indivíduos arbóreos visando ações futuras (3º lugar)

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/7125-usc-realizou-8-encontro-de-extensao.html
Tags: USC, Encontro de Extensão