Projeto de Extensão da USC promove ação no Centro de Progressão Penitenciária “Prof. Noé de Azevedo”

Universitários e reeducandos da unidade trabalharam juntos no preparo de receitas com cogumelos colhidos no próprio CPP

O Projeto de Extensão “Cogumelo e Sociedade” da Universidade do Sagrado Coração (USC) realizou, no dia 18 de abril, uma degustação de cogumelos no Centro de Progressão Penitenciária “Prof. Noé de Azevedo” (CPP 3). A atividade teve parceria com o curso de Gastronomia da USC, que junto aos reeducandos, prepararam Focaccia de Shiitake, pães de Shimeji e uma pasta de Shiitake e Shimeji.

O projeto é coordenado pela Prof.ª Dra. Meire Cristina Nogueira de Andrade e conta com a participação de estudantes dos cursos de Engenharia Agronômica, Ambiental e Sanitária, Química e de Ciências Biológicas. O objetivo é promover a integração entre estudantes e professores da Universidade com reeducandos do CPP e, para isso, são realizados treinamentos técnicos (teórico-práticos) sobre cultivo de cogumelos aos reeducandos, por meio de palestras e pesquisas. No local, há uma estufa instalada para cultivo do cogumelo Shiitake, no qual também é realizado o monitoramento do manejo da cultura. “Além de integrar, nossa proposta é ensinar uma nova cultura, o cultivo do cogumelo, para os reeducandos da instituição”, diz a professora.

Alex dos Santos Souza, diretor do CPP, explica  a importância de integrar os reeducandos à comunidade acadêmica. ”É uma via de mão dupla trazer os alunos da Universidade e a sociedade para dentro da unidade e esse contato funciona muito bem, sobretudo para o próprio reeducando que, ao se integrar com a sociedade, conhece novas pessoas, novos ares e aprende algo novo que possa ser usado posteriormente”, explicou.

A.R.S. é um dos reeducandos responsável pela limpeza da estufa onde são cultivados os cogumelos e conta que sua experiência no projeto tem sido muito positiva. “Nunca tinha participado de uma atividade assim e gostei bastante. Estou trabalhando todo dia e quero ajudar o projeto a incentivar cada vez mais os reeducandos também”, disse.

Legado

Com o Projeto de Extensão “Cogumelo e Sociedade”, a USC colabora não apenas com o ensinamento do manejo de uma cultura agrícola de alto valor econômico (cogumelo), mas proporciona uma alternativa de geração de renda para os internos do CPP, especialmente no período em que deixarem a instituição, favorecendo assim a inclusão social pela dignidade do trabalho.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/7080-projeto-de-extensao-da-usc-promove-acao-no-ce.html
Tags: USC, Projeto de Extensão