Professor e aluno da USC participam do Congresso de Biomassa e Bioenergia

Evento debateu a problemática atual da Biomassa e Bioenergia em nível mundial

O Prof. Dr. Gustavo Henrique Gravatim Costa e o estudante Giovanni Uema Alcântara participaram do Congresso de Biomassa e Bioenergia (Biomass and Bioenergy Congress), realizado entre os dias 10 e 12 de abril, no Parque Tecnológico de Sorocaba – SP. O Congresso apresentou as referências mundiais de Biomassa e Bioenergia apontando as perspectivas, soluções e impactos do tema no Brasil e no mundo.

O evento discutiu a utilização de biomassas para o atendimento de necessidades energéticas ao redor do mundo, tanto para a queima direta para geração de energia nos casos de eucalipto, bagaço e palha da cana, quanto para a utilização de matérias-primas para geração de etanol, como a cana-de-açúcar e o sorgo sacarino - planta que produz grãos e forragem que servem para alimentar o gado.

Gustavo Henrique Gravatim Costa, docente do Centro de Ciências Exatas, realizou a apresentação oral do trabalho “Sweet Sorghum and sugarcane as a raw material for ethanol production in the harvest beggining”, traduzido para o português “Sorgo sacarino e cana-de-açúcar como matéria-prima para produção de etanol no início da safra”. O objetivo do estudo foi comparar a quantidade de etanol produzido por diferentes variedades de cana-de-açúcar e sorgo sacarino. Com ele, pôde-se concluir que o sorgo sacarino pode ser competitivo com seus processamentos dos meses de maio, mas ainda apresenta variedades imaturas, resultando em baixa quantidade de etanol.

Já Giovanni Uema Alcântara, pesquisador de iniciação científica e graduando do curso de Engenharia Química, apresentou o trabalho intitulado “Effects of corn grain storage time on ethanol production”, traduzido para o português “Efeitos do tempo de armazenamento de grãos de milho na produção de etanol”. Com este estudo, chegou-se à conclusão de que a produção de etanol a partir do milho é influenciada negativamente quando os grãos são armazenados por maior tempo antes do processamento industrial.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/7060-professor-e-aluno-da-usc-participam-do-congre.html
Tags: USC, Engenharia Química