Professora da USC publica capítulo de livro internacional

Cristina Quaggio é coordenadora e docente de Terapia Ocupacional e colaborou com profissionais da mesma área em capítulo sobre Hanseníase

A coordenadora e docente do curso de Terapia Ocupacional da Universidade do Sagrado Coração (USC), Cristina Maria da Paz Quaggio, contribuiu com um capítulo do livro internacional “Dermatology Public Health Environments” (Ambientes de Saúde Pública em Dermatologia). O capítulo 73 foi intitulado “Physical Therapy in Leprosy” (Fisioterapia em Hanseníase) e teve colaboração das terapeutas ocupacionais Lucia Helena Camargo Marciano, Tatiani Marques e Susilene Nardi. Quaggio também é Terapeuta Ocupacional no Instituto Lauro de Souza Lima na área de Hanseníase, referência mundial no tratamento da doença. Unindo as áreas de trabalho, a professora foca seus estudos na reabilitação física e pré e pós-operatório de transferências tendinosas, qualidade de vida, ergonomia e confecção de órteses de membros superiores.

Sabe-se que a hanseníase é considerada um problema de saúde pública, e que atualmente o Brasil ocupa a segunda posição no ranking de casos novos no mundo, perdendo somente para a Índia, com mais de 30 mil casos novos por ano. “No capítulo, se discute o processo de reabilitação realizado na área da Hanseníase, tendo como foco as órteses de membros superiores utilizadas por indivíduos afetados pela doença, proporcionando estabilizar, alongar e mobilizar a articulação, a fim de estabelecer melhora funcional nas deformidades de garra ulnar  e garra ulnar mediano, além da reabilitação dos processos reacionais advindos da patologia. Muito se busca meios para proporcionar a funcionalidade dos indivíduos afetados pela hanseníase nas atividades de vida de diária além de resgate a dignidade e a interação social”, aponta Quaggio.

O livro tem como foco as doenças dermatológicas mais comuns entre a população em nível mundial e a sistematização do conhecimento sobre os diagnósticos, tratamentos e até mesmo a cura de algumas delas.

O que é a Hanseníase?

A Hanseníase, também chamada de Lepra, é uma doença infecciosa que afeta, principalmente, a pele, os olhos, o nariz e os nervos. Geralmente, os sintomas são manchas claras ou vermelhas na pele e a diminuição da sensibilidade nas mãos e nos pés. Alguns fatores contribuem para o agravamento do quadro do paciente, como o atraso no diagnóstico e a falta de tratamento. Por isso, é de extrema importância que o diagnóstico precoce seja realizado, bem como a reabilitação física. A doença tem cura, mas é necessário o tratamento precoce para evitar deficiência.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/7059-professora-da-usc-publica-capitulo-de-livro-i.html
Tags: USC, Docente, Terapia Ocupacional