Os participantes do projeto, que têm entre 15 e 17 anos, vivenciaram experiências dentro da universidade, como universitários
A Universidade do Sagrado Coração (USC) recebeu, no dia 11 de abril, adolescentes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jardim Ferraz no Projeto de Extensão “Primeiros Passos: Adolescência e o Mercado de Trabalho”, que tem como objetivo proporcionar ao jovem o acesso ao ambiente universitário e ajudá-lo na escolha profissional, para facilitar sua inserção no mercado de trabalho através de atividades em laboratórios e diálogos com os universitários.
A Universidade proporcionou aos adolescentes vivências práticas nos laboratórios de Anatomia, Informática, Comunicação, Química e Biologia, no ambiente da Biblioteca e na Clínica de Psicologia do campus, onde puderam conversar e tirar dúvidas sobre as profissões apresentadas. Após as experiências, a Universidade, com o com apoio da Coordenadoria de Extensão e Ação Comunitária, preparou um café da tarde para confraternizar com os jovens.
Segundo a coordenadora do projeto, Dra. Ana Carla Vieira Vieira, a visita ao ambiente universitário e o contato com estudantes despertam o interesse do jovem e o auxilia na escolha do futuro profissional. “Além do interesse pelos aparatos físicos e ambientes estruturados da Universidade, os jovens se sentem mais próximos da realidade acadêmica ao ter contato com os universitários, que são pessoas atualmente ativas nos cursos de graduação e fornecem informações formais e informais acerca dos mesmos”, comentou.
Os adolescentes do CRAS também frequentam os encontros semanais realizados pelo projeto, com atividades voltadas ao seu aprimoramento em termos pessoais e profissionais. Além da coordenadora Vieira, é realizado pela professora M.ª Luciana Zanelato e conta com a participação de estudantes da graduação em ações como atendimentos ao grupo do CRAS e adolescentes na Clínica de Psicologia da USC, bem como atividades de pesquisa vinculadas aos temas do projeto.
© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.