“Vamos Falar Sobre Autismo III” realiza Cine-Fórum e Mesa-redonda

Evento exibiu o filme “Uma Viagem Inesperada” e recebeu palestrantes para debate sobre a importância da visibilidade do tema

No dia 09 de abril, a Universidade do Sagrado Coração (USC) realizou o evento “Vamos Falar Sobre Autismo III”, que contou com Cine-fórum e mesa-redonda e foi organizado em parceria com o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP), os Centros de Ciências Humanas e da Saúde, o Setor Técnico de Atendimento ao Aluno Universitário com Deficiência (STAD) e teve a participação dos cursos de Terapia Ocupacional, Pedagogia e Psicologia.

Foram realizadas duas atividades no dia do evento. A primeira foi o Cine-Fórum Edição Especial: Autismo, que contou com exibição de filme “Uma Viagem Inesperada”, de Gregg Champion, seguida do debate mediado, juntamente com o palestrante Prof. Me. Eder Ricardo da Silva, mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Unesp – Bauru. A segunda atividade foi a mesa-redonda “Vamos Falar Sobre o Autismo” com as palestrantes: Mirian Carolina Valente Ferreira, psicóloga formada no IMES – Instituto Metodista de Ensino Superior), Dra. Lyana Carvalho e Souza, professora do curso  de Terapia Ocupacional da USC e Katia de Abreu Fonseca, mestra em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Unesp.

A proposta do evento foi ressaltar o apoio necessário para aqueles que são diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que geralmente possuem dificuldades na comunicação e socialização, e trazer a visibilidade ao tema e às lutas relacionadas ao autismo através de debates sobre o conhecimento teórico-científico produzido ao longo do meio acadêmico.

Para a organizadora do evento e coordenadora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) da Universidade, Jacqueline Araujo de  Souza, realizar eventos como este no âmbito acadêmico é importante para a formação dos estudantes, pois promove a conscientização sobre os conflitos sociais dos autistas e busca trazer maior apoio a eles, de forma que se sintam inseridos na sociedade. “Infelizmente ainda vivemos em uma sociedade que segrega e exclui aqueles que não correspondem a padrões esperados. Dessa forma, acreditamos que esses eventos proporcionam um espaço de reflexão aos nossos estudantes e futuros profissionais que são formadores de opiniões em diversos espaços, buscando mudar o panorama de desinformação e exclusão existente”, disse.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/7033-vamos-falar-sobre-autismo-iii-realiza-cine-fo.html
Tags: USC, Vamos Falar Sobre o Autismo