Mestranda em Odontologia produz trabalho traduzido em Libras

Soniamar apresentou conteúdo audiovisual sobre a educação e prevenção em saúde bucal

A estudante do programa de Mestrado em Odontologia com Ênfase em Saúde Coletiva, da Universidade do Sagrado Coração (USC), Soniamar Faria Queiroz Dias, realizou a produção de um material audiovisual traduzido na Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, que é a primeira língua da comunidade surda brasileira. O estudo apresentou o tema “Educação e prevenção em saúde bucal traduzidas em Libras”, e foi elaborado de forma educativa para abordar os assuntos de odontologia preventiva e as técnicas da higiene bucal, com ilustrações para auxiliar a compreensão dos tópicos.

O projeto apresenta proposta para alcance social de uma população que não tem acesso à informação sobre educação em saúde bucal, segundo a pesquisa, e a busca por propostas semelhantes mostrou escassez em tal tipo de abordagem. O vídeo apresentou as etapas de higiene bucal e a necessidade de sua prática desde a infância, bem como a importância do fio dental e de cada processo para controle de cáries dentárias.

Para a defesa do trabalho, participaram 10 surdos que residem em Bauru convidados pela mestranda, além dos intérpretes Luis Mateus da Silva Souza e Juliana de Paula Guimarães. Já a banca contou com a Profª. Drª. Sara Nader Marta, presidente da banca e orientadora (USC), Profª. Draª. Solange de Oliveira Braga Franzolin (USC) e Prof. Dr. Roosevelt da Silva Bastos, da Faculdade de Odontologia de Bauru (USP).

Para a Profª. Drª. Sara, o trabalho teve sucesso em sua função social. “Academicamente, cumpriu sua função de sensibilização do estudante para a função de um mestrado profissional e contribuiu para o crescimento da vida acadêmica do discente que concluiu o trabalho, fazendo jus ao título de Mestre”, diz.

A produção audiovisual foi concluída e, após ter passado pela validação de quatro docentes, o material está disponibilizado na mídia de forma pública e pode ser acessado aqui.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/7018-mestranda-em-odontologia-produz-trabalho-trad.html
Tags: USC, Pós Graduação, Odontologia, Mestrado