“Memórias de Maria” retrata a trajetória de Jesus até a crucificação contada pelos olhos de sua mãe
Elenco durante o ensaio do espetáculo
A Universidade do Sagrado Coração (USC) se prepara para a encenação da sua tradicional Via Sacra, que contará com duas apresentações. Já em sua 15ª edição, a primeira apresentação será no dia 21 de março (quarta-feira) na Paróquia Coração de Jesus, às 20h, e a segunda no dia 23 (sexta-feira) no Auditório João Paulo II da USC, também às 20h. O objetivo é recordar a paixão, morte e ressureição de Jesus Cristo. Bauru e região podem prestigiar, gratuitamente, um dos maiores e mais conceituados espetáculos da encenação de morte e ressurreição de Jesus na cruz.
“Memórias de Maria” é o tema dessa edição e tem, em sua dramaturgia, traços do teatro épico, caracterizado pelo texto narrativo. Mostrará a trajetória de Jesus até a crucificação contada pelos olhos de sua mãe. As memórias de Maria relembrarão essa história por meio de cenas independentes e fora de ordem, com o objetivo de evidenciar certos períodos vividos pela personagem. “É a história tradicional sobre a Via Sacra contada de uma forma diferente, a fim de envolver o público e criar emoções em tempo real. A mensagem que queremos transmitir é o caráter litúrgico dessa história tão simbólica e importante para a comunidade cristã e da USC, a partir de linguagens e ferramentas que atraiam o público”, completou o Prof. M.e Rafael Marques, diretor do espetáculo.
A proposta para este ano 2018 da encenação da Via Sacra é explorar efeitos teatrais de distanciamento, ou seja, deixar visível ao espectador que ele está diante de uma apresentação teatral. Para isso, durante o espetáculo, a troca de roupas e de personagens estarão à mostra e a coxia - um espaço fora de cena, onde os atores se preparam - estará à exposta para ser vista durante a apresentação, como elemento de cena. “Estamos fazendo teatro e ao mesmo tempo contando a Via Sacra. Será um espetáculo não realista com os bastidores da cena visíveis para os espectadores, mas com a construção de personagens e uma narrativa que conta a história de Jesus”, disse o diretor.
Nesta 15ª edição, além da direção geral do espetáculo ser feita pelo professor Rafael, 17 alunos dos cursos de Artes Cênicas, Artes, Biomedicina, Letras e Jornalismo compõem o elenco e estão envolvidos com a criação dos cenários, figurinos e maquiagens, e um aluno responsável pela parte técnica, com o propósito de valorizar a arte do ator mais do que efeitos espetaculares. “Busca-se reforçar a arte do encontro entre a cena e o público”, completou Marques.
A produção conta com o apoio da diretora do Centro de Ciências Humanas Ketilin Mayra Pedro, da coordenadora do curso de Artes Cênicas Valéria Biondo e da coordenadora da Pastoral da Universidade Irmã Marcia Assis, responsável por avaliar e aprovar o roteiro que foi baseado em passagens bíblicas. Para Biondo, a tradição de realizar há 15 anos o espetáculo destaca os diferentes talentos despertos na USC. “Nesses 15 anos, muitas foram as formas de contar essa história cujo enredo todos conhecem tão bem, tornando-a sempre fresca aos olhos do público. Isso se deve à versatilidade dos participantes das montagens ano a ano e às diferentes linguagens teatrais utilizadas. Vimos montagens utilizando o Teatro de Sombras, outras o Coro Grego, seja no palco ou ao ar livre. É uma atividade importantíssima que permite aos alunos vivenciarem a prática daquilo que aprendem em sala de aula, constituindo um grande aprendizado para a profissão. É também uma honra para o curso que, dessa maneira, se engaja na missão da USC, contribuindo para o fortalecimento dos valores cristãos”, diz.
Segundo Marques, o grande desafio da encenação da Via Sacra nesta edição é recontar uma história antiga na perspectiva da narração de Maria e que, por fim, seja interessante para o público e também para quem está fazendo esse roteiro. “Mudar o foco do contexto para uma mãe contando a história de um filho vem ao encontro do objetivo de mostrar que Jesus tem um caráter humano. Acredito que mudar o foco da história para a visão de Maria, brincando com a cronologia na história, nos fatos, na cena, e dando esse efeito flashback nos leva a pensar em nossas vidas pessoais, em que os fatos marcantes também não acontecem de forma linear”, ressaltou.
Para a Prof.ª Dra. Irmã Susana de Jesus Fadel, Reitora, a encenação da Via Sacra da USC vive um momento especial, marcado pelo tema e inovações, assim como pela comemoração dos 15 anos. “Além de ser um evento artístico e cultural, de formação dos estudantes, é também um momento de renovação da Fé e de celebrar o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, que vem ao encontro dos valores e a missão da Instituição que realiza uma formação integral. Há 15 anos a USC presenteia á comunidade bauruense com esse momento especial.” completa.
Serviço
Via Sacra “Memórias de Maria”
Entrada gratuita
Fazendo parte das atividades do projeto “Cultura do Coração”, a primeira apresentação da Via Sacra da USC será na Paróquia Coração de Jesus, na quarta-feira (21), às 20h. A entrada é gratuita. A Paróquia fica na Rua Benedito Moreira Pinto 7-2, Jardim Panorama, em Bauru.
A Via Sacra na USC terá única apresentação na sexta-feira (23), no Auditório João Paulo II (bloco J), às 20h. A entrada é gratuita. Informações pelo telefone (14) 2107-7030. A USC fica na Rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil, Bauru-SP.
Confira a ficha técnica da Via Sacra "Memórias de Maria"
Duração: 45 min
Texto e direção: Rafael Marques
Assistente de direção: Rodrigo Machado
Atuação:
Maria: Camila Freitas
Jesus: Caio Oliveira
Elenco:
Ana Mari, Fabiana Denis, Heloisa Garcia, Lua Ferrarezi, Luciane Prado, Matheus Henrique Pereira, Patrick Garcia, Rhaissa Sabongi, Thainá Tarda, Thais Ferreira.
Figurino, maquiagem e cenário: o coletivo
© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.