Facebook Pixel Fallback

USC sediará 6º Simpósio Internacional de Linguagens Educativas

O evento é parceria da Universidade com a Sagrado – Rede de Educação e se consagra como o maior da área no interior do estado



A Universidade do Sagrado Coração (USC) e a Sagrado – Rede de Educação realizam nos dias 17, 18 e 19 de maio o 6º Simpósio Internacional de Linguagem Educativas (Sile), no câmpus da USC, em Bauru. O evento é o maior da área da educação no interior do estado e trabalhará, como tema principal, o cotidiano escolar, com suas teorias e práticas na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O Sile tem em sua programação conteúdos atuais e relevantes, somando seis palestras, 11 minicursos, 24 horas de conteúdo exclusivo, em três dias de oportunidades para atualização profissional. Receberá pesquisadores, especialistas, professores e acadêmicos para discutir diferentes abordagens que contemplam o cotidiano escolar das instituições escolares, como a BNCC, práticas e metodologias de ensino, formação de professores e políticas educacionais.

A programação do Sile conta com nomes de destaque no cenário da educação internacional, como Júlio Furtado, idealizador do canal Sala dos Professores e autor de vários livros; Antonio César Russi Callegari, membro do Conselho Nacional de Educação, onde é Presidente da Comissão de Elaboração da Base Nacional Comum Curricular, Relator da Comissão de Formação de Professores e do Custo Aluno Qualidade; Mozart de Melo Alves Junior, que trabalha a tecnologia em sala de aula tendo em vista a geração de alunos cada vez mais conectados; José Pacheco, português educador, pedagogo e crítico do sistema tradicional de ensino; Miguel Gonzáles Arroyo, ex-secretário adjunto de educação da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, onde coordenou e implantou a proposta político-pedagógica "Escola Plural"; a Prof.ª Dra. Irmã Jacinta Turolo Garcia, ex-reitora da USC; e Debora Cristina Jeffrey, Livre-Docente na área de Política Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Para os pesquisadores, o evento recebe até 31 de maio trabalhos para serem publicados nos formatos de comunicação oral e pôster, com apresentação de pesquisa concluída, em andamento e relato de experiência, este último específico de práticas das escolas de Educação Básica. Os interessados poderão realizar a submissão em seis eixos temáticos, sendo eles: Práticas educativas, comunicação e tecnologia; Formação de professores, políticas educacionais e práticas educativas; Linguagem e literaturas nos processos educativos; O ensino das artes; Ambientes educativos e sociedade; Memória, cultura e poder e Educação e currículo. Os três melhores trabalhos serão premiados com Certificado de Honra ao Mérito.

Sobre a Base Nacional Comum Curricular

A BNCC é um documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE).

Programação completa

17 de maio

  • COMUNICAÇÕES ORAIS E PÔSTER
  • PALESTRA “APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO CONTEXTO DA MULTIDISCIPLINARIDADE”, PROF. DR. JÚLIO FURTADO

18 de maio

  • MINICURSOS
    • Diálogos sobre o ensino da Matemática na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental: Teoria e prática na perspectiva da BNCC
    • Diálogos sobre o ensino da Matemática nas séries finais do Ensino Fundamental e Médio: Teoria e prática na perspectiva da BNCC»
    • Dialogando sobre Formação de Professores: identificação e avaliação de estudantes precoces e superdotados
    • O Teatro como uma Metodologia Ativa: o aluno-protagonista
    • A dança na educação infantil
    • Jogos teatrais para a sala de aula
    • Utilização do GeoGebra em aulas de Matemática na Educação Básica
    • Alfabetização na Base Nacional Comum Curricular: uma análise histórico-crítica
    • Dialogando sobre educação musical: recursos e estratégias
    • Vamos desenhar na Educação Básica: descontruindo o “eu não sei desenhar” de professores e alunos.
    • Diálogos sobre o ensino das Ciências da Natureza: Teoria e prática na perspectiva da BNCC
  • PALESTRA “OS DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO INOVADORA APARTIR DO BNCC”, PROF. ANTONIO CÉSAR RUSSI CALLEGARI
  • PALESTRA “O USO DAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA: NOVO PERFIL DE PROFESSORES DIANTE DE UMA GERAÇÃO DE ALUNOS CONECTADOS”, PROF. MOZART DE MELO ALVES JUNIOR
  • PALESTRA “O MUNDO POSSÍVEL PASSA PELA SALA DE AULA”, PROF. JOSÉ PACHECO
  • PALESTRA “EDUCADOR EM DIÁLOGO COM NOSSO TEMPO” – PROF. MIGUEL ARROYO

19 de maio

  • PALESTRA INSTITUCIONAL “CLÉLIA MERLONI: DIÁLOGOS SOBRE UM ITINERÁRIO DE SANTIDADE", PROF.ª DRA. IR. JACINTA TUROLA GARCIA
  • PALESTRA DE ENCERRAMENTO “A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): REFLEXÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS”, PROF.ª LD. DEBORA CRISTINA JEFFREY

Serviço

O 6º Simpósio Internacional de Linguagens Educativas (SILE) será realizado entre os dias 17 e 19 de maio na USC. As inscrições poderão ser feitas pelo site www.usc.br/sile2018. A USC fica na rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil, Bauru-SP. Mais informações pelo telefone: (14) 2107-7324 / 7398 e e-mail: extensao@usc.br.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/6908-usc-sediara-6-simposio-internacional-de-lingu.html
Tags: SILE, USC, Educação


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro