Campanha da Fraternidade 2018 na USC

A fraternidade e a superação da violência no contexto acadêmico é trabalhada em campanha, eventos e na sugestão de 8 dicas para que o bem vire rotina

A Campanha da Fraternidade 2018 foi lançada no dia 14 de fevereiro, quarta-feira de cinzas, sendo uma ação realizada todos os anos pela Igreja Católica no Brasil durante o período da Quaresma, coordenada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Uma missa no domingo (18), na Catedral do Divino Espírito Santo, marcou a abertura oficial da Campanha na Diocese de Bauru.

Na próxima quarta-feira (21) a USC fará a abertura da Campanha no câmpus universitário com uma Missa às 18h, no anfiteatro E002. Também está organizando eventos relacionados ao tema da Campanha, começando pelo dia 15/03, que à partir das 19h haverá uma Mesa Redonda, no Auditório Madre Clélia (bloco J), sendo coordenada pelo Prof. Danilo Andreatta.

A Campanha tem como principal objetivo despertar a solidariedade dos fiéis e também da sociedade brasileira, em uma situação que envolve a população, buscando assim a solução para resolver determinados problemas. Todos os anos, são escolhidos temas que envolvam essa reflexão.

Esse ano, o Tema da Campanha da Fraternidade é “Fraternidade e superação da violência”, tendo como lema “Vós sois todos irmãos (Mt 23,8)“. Procura ressaltar que a violência está presente em vários segmentos da sociedade, seja na rua, dentro de casa, pela condição social, pelo gênero, nos meios de comunicação e até na intolerância das palavras.

Para a coordenadora da Pastoral da Universidade, Irmã Marcia Assis, a proposta da Campanha é muito importante. “A proposta da CF 18 é muito pertinente, pois neste ano comemoramos 70 anos que a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou a  Declaração dos Direitos Humanos. A Campanha nos interpela a necessidade de paz e que seja assegurada a dignidade humana. Sejamos protagonistas da cultura de paz neste mundo às vezes tão hostil em que o outro é visto como adversário e não irmão. Que os pequenos gestos de respeito, de alteridade, de escuta, de diálogo, de silêncio, de afeto, de integração vividos em nosso campus, criem espaços onde possamos respirar a fraternidade” disse.

Acreditando que pequenos gestos possam promover a vida em sociedade de maneira mais harmoniosa, Irmã Marcia Assis, ainda completa que os alunos trabalharão esse mesmo assunto dentro da disciplina de Ética, na Universidade.

Indo ao encontro ao objetivo da campanha e acreditando nos benefícios que as práticas simples podem proporcionar ao dia a dia, a USC sugere algumas dicas de como o ambiente acadêmico pode contribuir para um mundo com mais paz, para que o bem vire rotina.

1. Respeitar
    Tratar o próximo com respeito, independente da situação. Dizer “Por favor,”, “Obrigada” e palavras gentis. Lembrar-se que você atrai aquilo que transmite.

2. Ajudar o próximo
    Ajudar o professor a tornar as aulas mais produtivas, auxiliar o colega de sala em algo que ele possa estar com dificuldade, ajudar um amigo com o material pesado.

3. Espalhar bom humor
    Cumprimentar as pessoas no Câmpus, oferecer respostas entusiásticas e bem humoradas que ajudem a espalhar o bom humor entre amigos, professore e colegas de sala.
  1. Orar
    Pedir em oração para que o bem e paz sempre prevaleçam.

2. Ser paciente
    Ninguém é obrigado a estar no mesmo ritmo ou concordar sempre no ponto de vista, já que as pessoas são diferentes e as opiniões também. Cada um tem sua historia de vida.

3. Julgar menos
    Lembrar-se que você não precisa ter uma opinião formada sobre tudo.

4. Elogiar
    Você conversa com várias pessoas na Universidade e envia milhares de mensagens via WhatsApp. Experimente enviar uma mensagem desejando coisas boas, elogiar o trabalho do colega e reconhecer todo empenho que o professor teve em preparar a aula. Admire quem faz parte da sua rotina.

5. Ouvir
    Ouça mais, ouça melhor, ouça com o coração.  Prestar atenção nas aulas e ser adepto de um diálogo construtivo. Não fazer piadas que possam colocar o colega em uma situação de constrangimento.

Também foi lançada a Campanha 40 práticas para a quaresma, confira toda a matéria acessando o link: https://www.usc.br/site/conteudo/6856-pastoral-da-usc-indica-40-praticas-para-a-qua.html

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/6879-campanha-da-fraternidade-2018-na-usc.html