As psicólogas agora fazem parte do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Unesp de Bauru
As egressas do curso de Psicologia da Universidade do Sagrado Coração (USC), Ariane Marta de Lima Silva, Beatriz Piovesan Dota, Bettina dos Santos Almeida e Leilane Raquel Spadotto de Carvalho foram aprovadas no Programa de Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Unesp de Bauru. No Programa, as psicólogas desenvolverão atividades voltadas para os processos de ensino-aprendizagem, desenvolvimento humano e pesquisa, cada uma com suas particularidades.
Ariane, que se formou em 2012, desenvolverá pesquisas sobre a participação da família nos processos de inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. “Espero que a pesquisa possa trazer apontamentos importantes para a literatura referente à orientação profissional e que dê subsídios para construção de programas de intervenção diferenciados”, disse.
Bettina, formada em 2014, também envolverá a participação familiar em sua pesquisa, mas com outro foco. “Minha pesquisa será baseada na avaliação do stress, depressão e planejamento de vida do cuidador familiar do idoso dependente”, pontuou.
Já Leilane, que acaba de se formar, desenvolverá estudos sobre a inclusão de pessoas com deficiência ou superdotação e os diferentes contextos de aprendizagem e desenvolvimento.
Para elas, a qualidade de ensino oferecida pela USC e o apoio dos professores foram muito importantes nesse processo de seleção. “A base do conhecimento que obtive nas disciplinas cursadas foi muito importante, mas o apoio de alguns professores foi fundamental, principalmente quando souberam que eu prestaria a prova para o programa de pós-graduação”, completou Leilane.
Beatriz, ainda, acredita que, além de fornecer a base para sua conquista, a Universidade contribuiu para seu desenvolvimento pessoal. “Além do conhecimento compartilhado, aprendi a ser uma pessoa que busca sempre melhorar em todos os aspectos e a fazer o melhor para as outras pessoas”, disse.
Ariane, também, ressalta a importância dos valores obtidos durante a graduação para o exercício da profissão. “Os meus docentes sempre foram engajados em estabelecer a imagem do profissional ético, humano e responsável com o desenvolvimento da profissão. Esta responsabilidade está diretamente ligada com a pesquisa na área e o aprimoramento de novas técnicas. A motivação para prosseguir com os estudos nasceu como reflexo da seriedade com que meus professores tinham com o nosso processo de aprendizagem”.
© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.