No projeto de extensão para tratamento de pacientes com reabilitação oral serão oferecidos o treinamento dos alunos de graduação para desempenhar ações extensionistas de melhoria de saúde bucal, assim como executar o acompanhamento clínico de pacientes submetidos à reabilitação oral. Para tanto, serão envolvidos profissionais de diversas áreas da odontologia que prestarão suporte técnico para, inicialmente, adequação das condições bucais, diagnóstico e planejamento da sequência de reabilitação. Posteriormente, cada especialidade irá disponibilizar, de forma estratégica os tratamentos propriamente ditos, incluindo a reabilitação com próteses implantossuportadas e dentárias. Da mesma forma, busca-se uniformizar um grupo de apoio docente para prestar tal atividade, com este caráter integrado, servindo de base para disciplinas de Próteses Dentária, Periodontia e Implantodontia dos cursos regulares da Instituição. Assim, este projeto terá relacionamento com diversas disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação da Unisagrado.
O Objetivo é proporcionar acompanhamento e otimizar os tratamentos de pacientes com perdas de elementos dentários na Unisagrado, de forma global, com estabelecimentos de protocolos de abordagem e oferecendo excelente campo de aprendizado para os discentes. Em período de pandemia nosso foco será propor ações de promoção de saúde bucal na comunidade, por meio do uso de plataformas digitais e produção de conteúdo que possa atingir significativamente a comunidade, assim como os discentes/docentes da nossa instituição.
Objetivos específicos:
Público em geral com necessidade de atendimento odontológico clínico.
Mais de 160 pacientes e procedimentos executados ao longo do segundo semestre de 2019.
Procedimentos: Serão atendidos pacientes provenientes dos diversos ambulatórios e clínicas da instituição, ou mesmo referidos por serviços externos. Os pacientes serão submetidos a uma triagem inicial, obedecendo ordem de inscrição e capacidade operacional do ambulatório. Como primeira consulta, será feita entrevista, preenchimento de ficha, solicitação de exames específicos (laboratoriais, radiográfico, tomográfico e modelos), eventualmente moldagem e confecção de modelos de estudo para estudo e planejamento.
Após entrega da documentação será estabelecida a estratégia de tratamento com encaminhamento para as diferentes clínicas e serviços, se necessário, ou abordagem imediata seguindo a sequência de atitudes intervencionistas. Da mesma forma será redigido um laudo de diagnóstico e planejamento com estes encaminhamentos e plano a ser executado.
Data da última atualização: 21/02/2025.*informações sujeitas a alterações