USC entra na 4ª semana de formaturas

Confira a agenda completa e outros detalhes das cerimônias que marcam a realização da mais importante etapa da vida dos estudantes

A Universidade do Sagrado Coração (USC) inicia nesta segunda-feira (29) a 4ª semana de formaturas com Missa e as sessões solenes dos cursos de Ciências da Saúde. O primeiro dia, 29/01, será com a Missa em ação de graças, na Paróquia Coração de Jesus, às 19h30. Os dias 30 e 31 serão com as sessões de colação de grau, no Auditório João Paulo II, no bloco J da própria USC.

A temporada de formaturas teve início no dia 12 de janeiro e já formou 1029 profissionais.

Confira a programação da semana:

29/01 – 19h30 – Missa em Ação de Graças
30/01 – 18h30 – 1ª Sessão de Formatura Solene – Biomedicina/Enfermagem
30/01 – 20h30 – 2ª Sessão de Formatura Solene – Odontologia/Terapia Ocupacional
31/01 – 18h30 – 1ª Sessão de Formatura Solene – Estética e Cosmética/Fisioterapia
31/01 – 20h30 – 2ª Sessão de Formatura Solene – Ciências Biológicas/Farmácia/Nutrição

Você sabe tudo o que acontece na formatura?

A formatura envolve uma série de ritos. Dentre eles, algumas palavras chamam a atenção por não serem tão comuns ao vocabulário do dia a dia. Então, confira essa lista para ficar por dentro dos detalhes das cerimônias.

• Beca: é um traje específico usado pelo formando na colação de grau, geralmente preto e composto pelo jabô (tecido de renda com pregas) e f A cor da faixa segue a cor da Universidade, vermelho.
  • Capelo: mais conhecido como chapéu, o capelo é usado para simbolizar o rito de passagem da formatura, quando os alunos tornam-se oficialmente profissionais. Ele representa poder temporal, fazendo uma analogia com o símbolo da Coroa Real, e seu uso é obrigatório nas cerimônias para receber a outorga do grau.
  • Orador: é o responsável por elaborar um discurso em nome da turma e apresentá-lo diante da solenidade. O papel do orador na cerimônia de formatura é muito importante, pois ele é um aluno escolhido pela turma não só para representá-la, mas para falar de histórias construídas por eles na Universidade.
  • Paraninfo: também conhecido como o padrinho da turma ou patrono, é quem tem a importante missão de servir como conselheiro da turma. Durante seu discurso, ele tem a oportunidade de agradecer a honra e dar seu último conselho aos alunos que estão colando o grau. Ele entrega os certificados a seus afilhados e os parabeniza na cerimônia de solenidade.
  • Nome de turma: em geral, os alunos escolhem um professor ou profissional da área que os inspirou até o momento e atribuem o seu nome à identidade da turma.
  • Juramentista: Os formandos escolherão dentre eles, um aluno que pronunciará o juramento durante a solenidade da Colação de Grau.
  • Outorga de grau: é o ato oficial da Universidade, obrigatório, por meio do qual é concedido ao formando o título de concluinte do curso.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/6812-usc-entra-na-4-semana-de-formaturas.html
Tags: USC, formaturas