Biomedicina é conceito 4 na avaliação do MEC

Avaliação consolida o curso em posição de excelência, refletindo o bom trabalho realizado pela Universidade

O curso de Biomedicina da Universidade do Sagrado Coração (USC) conquistou conceito 4 (escala de 1 a 5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC), o que representa que a Instituição teve um desempenho muito bom nas questões relacionadas ao curso, cuja avaliação foi composta por vários indicadores, analisados pelos avaliadores do MEC, que detalharam os documentos institucionais da Universidade (PDI) e do curso (PPC).

Para a Prof.ª M.ª Irmã Ana Cristina Távora de Albuquerque Lopes, Diretora do Centro de Ciências da Saúde, o conceito ressalta a qualidade da formação e os diferenciais da Biomedicina USC. “O Curso forma biomédicos generalistas, porém um dos nossos diferenciais é que o biomédico formado na USC pode obter a habilitação em análises clínicas, em razão de ter cursado mais de 500 horas de estágio supervisionado nesta área, embora construa também conhecimentos em outras áreas de atuação, como a análise de alimentos, biologia molecular etc. Congratulamo-nos com os docentes do curso e os estudantes, pelo trabalho de excelência realizado no cotidiano e confirmado com o resultado da avaliação”, diz.

A coordenadora do curso, Prof.ª M.ª Daniela Barbosa Nicolielo, reflete sobre as experiências adquiridas com processos de avaliação. “Nos faz refletir e traçar novas metas sempre na busca em consolidar a excelência da universidade, no ensino, pesquisa, trabalhando  na qualificação do corpo docente e na melhoria dos indicadores da graduação”, comenta.

Mais sobre o curso

No curso de Biomedicina da USC você terá acesso a uma formação crítica e reflexiva, promovendo ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto a nível individual, como coletivo. O biomédico é um profissional que faz exames e interpreta os resultados de análises clínicas para diagnosticar doenças e análises bromatológicas para verificar contaminações de alimentos.

Depois de formado, poderá realizar exames que possibilitem o diagnóstico por imagem, elucidação de crimes por meio de análises de tecidos na Polícia Federal ou Civil. Poderá também realizar exames de biologia molecular, pesquisar e desenvolver produtos obtidos por biotecnologias, além de executar exames clínicos em laboratórios e hospitais para ajudar a identificação de agentes causadores de patologias humanas, por exemplo.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/6567-biomedicina-e-conceito-4-na-avaliacao-do-mec.html
Tags: USC,Biomedicina, conceito 4