Inauguração do pátio de compostagem

Novo espaço beneficiará disciplinas da graduação e pós-graduação, pesquisas de Mestrado, Iniciação Científica e projetos de extensão. A compostagem também vai ao encontro de uma demanda emergente da sociedade: o aproveitamento de resíduos orgânicos, evitando assim que estes sejam depositados em aterros sanitários, prejudicando o meio ambiente

Prof.ª Dra. Meire Cristina Nogueira de Andrade, Prof.ª Dra. Beatriz Antoniassi Tavares e Prof. Dr. Thomaz Figueiredo Lobo junto aos estudantes envolvidos com o pátio de compostagem

A Universidade do Sagrado Coração (USC) inaugurou na última semana o seu pátio de compostagem, que atenderá, além dos projetos e atividades de pesquisa, uma demanda emergente da sociedade: a problemática dos resíduos orgânicos que são depositados em aterros sanitários, prejudicando o meio ambiente. A compostagem conta com a coordenação dos professores Dra. Meire Cristina Nogueira de Andrade, Dra. Beatriz Antoniassi Tavares, Dr. Thomaz Figueiredo Lobo e Dra. Dulce Helena Jardim Constantino.

No pátio serão depositados os resíduos gerados no campus e na Fazenda Experimental da USC para separação e armazenamento, compostagem e, após estes processos, seu aproveitamento, como adubo, em pesquisas e projetos de extensão, tais como: produção de cogumelos, mudas e plantas, adubo orgânico e jardinagem. Trata-se de mais um passo da Universidade rumo à sustentabilidade, além da sensibilização de professores, funcionários e estudantes para o descarte correto dos resíduos orgânicos e sua reutilização para novas finalidades.

A compostagem beneficiará as disciplinas de Microbiologia, Horticultura, Química Ambiental e Processos Orgânicos, da graduação, e Aproveitamentos de resíduos e Microbiologia e Ambiente, da pós-graduação, além de dois projetos de Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental e seis pesquisas de Iniciação Científica. Na extensão, os projetos REGER (Redução da Geração de Resíduos) e Cogumelo e Sociedade também serão beneficiados pela nova estrutura.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/6485-inauguracao-do-patio-de-compostagem.html
Tags: USC,compostagem, sustentabilidade