No Dia da Árvore, mil mudas nativas foram plantadas no Esquadrão da Vida, em Bauru

A quinta edição do projeto Plantando Sorrisos enfatizou o “não às drogas” e uniu estudantes, professores, residentes e membros da comunidade em prol do restauro de uma área de mata ciliar

Nesta quinta-feira (21/09), Dia da Árvore, a Universidade do Sagrado Coração (USC) e o Grupo de Ecologia Vegetal Aplicada (GEVA) realizaram a quinta edição do projeto Plantando Sorrisos, na Chácara do Esquadrão da Vida, em Bauru. O propósito foi enfatizar o “não às drogas”, com mais de 60 residentes em recuperação e cerca de 35 pessoas, entre estudantes, professores e membros da comunidade, que, juntos, plantaram mil mudas de árvores nativas em prol do restauro de uma área de mata ciliar. As mudas foram doadas pelo Viveiro Aciflora de Bauru.

Fundador e Diretor Executivo do Esquadrão da Vida, o senhor Edmundo Muniz Chaves parabenizou a iniciativa, destacando a importância do projeto para toda a sociedade. “Nós acreditamos aqui, que podemos transformar o mundo se transformarmos as pessoas. Árvore é vida e quando nós plantamos uma, estamos dizendo para o mundo que há uma cooperação para que se tenha vida”, disse.

Chaves completou frisando que o contato entre os universitários e os residentes é muito importante para a reintegração social. “Nossos internos sentem-se excluídos, por isso quando há projetos desse tipo, eles conseguem interagir com as pessoas e ver que há lugar na sociedade. Eles passam a acreditar mais ainda nessa reinserção”, comenta.

Contato e integração foram vividos pela estudante de Engenharia de Produção, Fernanda Camargo Barrile durante a atividade. “Participar do projeto é muito gratificante, pois temos contato com pessoas diferentes e, também, é uma forma de integrar social e ambientalmente”.

Residente há 28 anos e, hoje, funcionário do Esquadrão da Vida, Roberto Cardoso da Silva era só sorrisos durante a atividade. “Este projeto é muito bom, pois permite que o dependente químico tenha contato com a Universidade e, junto com ela, possa praticar uma boa ação para a natureza, que é o plantio nesta área que antes estava degradada”, enfatiza.

O professor usqueano Dr. Marcos Siqueira, um dos coordenadores do projeto, relata a satisfação em poder chegar à quinta edição com muito sucesso. “O Plantando Sorrisos é um momento de extensão, que coloca o estudante universitário em contato com grupos, de certa forma, excluídos da sociedade. O seu impacto é muito grande, pois faz o bem de duas maneiras: para a natureza e para a inclusão social”, ressalta.

Durante o plantio, membros da Aciflora reforçaram a importância da manutenção diária das mudas para que elas possam crescer e cumprir a função de reflorestar e proteger a mata ciliar.

Cinco vezes sorrisos

O Plantando Sorrisos é coordenado pelos professores Dr. Marcos Siqueira e Dra. Beatriz Antoniassi Tavares e tem o objetivo de promover a sustentabilidade, realizando o plantio de mudas de árvores em áreas degradadas. A ideia surgiu no grupo GEVA que, por meio de seus estudantes de cursos de graduação e pós-graduação, desenvolve projetos no âmbito da ecologia e genética vegetal, bem como na área de educação ambiental.

A principal meta é despertar o interesse e a atenção para o respeito com as árvores, além de estabelecer plantios em áreas degradadas ou com necessidades de vegetação. O projeto já foi realizado em cinco fases, sendo a primeira no Jardim Botânico de Bauru com as crianças da APAE Bauru, a segunda com os idosos na Vila Vicentina de Bauru, contando com o apoio da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) da USC, a  terceira com os reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária “Prof. Noé Azevedo” de Bauru (CPP III), a quarta com membros do grupo Amigas do Peito e a última na Chácara do Esquadrão da Vida.

Para a próxima edição, prevista para o ano de 2018, a ideia é realizar a ação  com crianças autistas.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/6465-no-dia-da-arvore-mil-mudas-nativas-foram-plan.html
Tags: USC, Plantando Sorrisos, Diga não às drogas, Esquadrão da Vida