O Prof Dr. Marcos Siqueira participou da banca de defesa de doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas no campus da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiróz” (ESALQ/USP), em Piracicaba
Dra. Maria Imaculada Zucchi, Dr. Giancarlo Conde Xavier Oliveira, Dra. Eliane Gomes Fabri, Dr. Gabriel Dequigionanni, Dra. Elizabeth Ann Veasey e Dr. Marcos Vinicius Bohrer Monteiro Siqueira
No mês de agosto, o professor do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade do Sagrado Coração (USC), Dr. Marcos Siqueira, participou da banca de defesa de doutorado de Gabriel Dequigiovanni, no campus da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiróz” (ESALQ/USP), em Piracicaba. A tese foi o produto de uma pesquisa detalhada sobre o urucum, intitulada “Estrutura genética, sistema reprodutivo e domesticação de urucum (Bixa orellana L.) utilizando marcadores moleculares”, sob orientação da pesquisadora e docente do campus, Prof.ª Dra. Elizabeth Ann Veasey.
O trabalho destacou a importância do urucum tanto para a cultura indígena quanto para os inúmeros segmentos da indústria nacional e internacional e mostrou que o Brasil, mais especificamente o Estado de Rondônia, é o centro de domesticação do urucum. Foi apresentada, ainda, uma complexa e ampla análise genética entre as variedades selvagens e cultivadas.
O estudo cobriu uma vasta região em suas coletas, destacando a importância dos estados de Roraima, Rondônia, Pará e Amazonas na diversidade e evolução da espécie. Os resultados obtidos na tese esperam oferecer subsídios para o melhoramento e melhor entendimento da biologia e genética da espécie.
© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.