Beatriz Lourenço Manzato participou do 8º Simpósio de Microbiologia Aplicada da Unesp de Rio de Claro
A estudante do Programa de Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade do Sagrado Coração (USC), Beatriz Lourenço Manzato, participou e apresentou o trabalho “Diversidade de fungos basidiomicetos em tocos de eucalipto”, orientado pelo Prof. Dr. Tadeu Antônio Fernandes da Silva Júnior, no 8º Simpósio de Microbiologia Aplicada da Unesp de Rio Claro, realizado entre os dias 17 e 19 de maio.
O trabalho se destaca por ser o primeiro a realizar o levantamento da diversidade de fungos basidiomicetos macroscópicos em tocos de eucalipto, em áreas de reflorestamento no estado de São Paulo, de diferentes idades, com potencial para utilização na destoca biológica.
O eucalipto é o gênero florestal mais utilizado para fins comerciais em nível mundial. Uma das maiores preocupações dos silvicultores são os resíduos deixados na área após o corte do eucalipto e, na tentativa de solucionar o problema, os produtores acabam optando pelo método de rebaixamento ou remoção dos tocos. Entretanto, a destoca mecanizada causa inúmeros impactos negativos à sustentabilidade florestal.
© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.