Inauguração da Brinquedoteca

Espaço funciona como um laboratório de práticas pedagógicas com brinquedos, possibilidades de brincadeiras, computadores, rádios e materiais escolares

A Universidade do Sagrado Coração (USC) inaugurou na noite da última quarta-feira (24) a sua Brinquedoteca, um ambiente acadêmico que permite práticas pedagógicas aos estudantes do curso de Pedagogia e demais cursos de Licenciatura, por meio de brinquedos e brincadeiras.

A Brinquedoteca está localizada no Bloco C da USC e conta com brinquedos (bonecas, carrinhos, bambolês, bolas, cordas, jogos etc), possibilidades de brincadeiras (fantoches, amarelinha, contação de histórias, dentre outros), computadores, rádios, materiais escolares diversos como lápis de cor, massinha, papéis para recorte, colagem etc. “Além dos brinquedos tradicionais, a Brinquedoteca será um acervo para os materiais didático-pedagógicos que os estudantes criam em suas aulas”, comenta a Prof.ª Dra. Eveline Ignácio da Silva Marques, Diretora do Centro de Ciências Humanas e coordenadora do curso de Pedagogia. Outro ponto que chama a atenção é um bambolê sensorial, feito por uma estudante do curso. O interessante brinquedo tem como objetivo o desenvolvimento sensorial das crianças por meio de diferentes texturas, cheiros, espessuras, cores e sons.

Durante a inauguração, os estudantes do quarto ano do curso, sob orientação da Prof.ª Dra. Luciana Ponce Giraldi, realizaram a apresentação do poema Sebastião, de Manuel de Barros, que foi transformado em música pelo grupo Crianceiras. Os estudantes quiseram mostrar aos presentes que há outras formas de expressão, como a música e o próprio ato de brincar.

Para a Prof.ª Dra. Irmã Susana de Jesus Fadel, a Brinquedoteca representa um lugar terapêutico, no sentido de tornar a vida do outro melhor. “Tenho certeza que os futuros pedagogos vão saber aproveitar ao máximo esse espaço para construir melhorias e agregar valores e dons em todas as crianças e adolescentes que passarem por aqui”, disse durante seu discurso na inauguração.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/6204-inauguracao-da-brinquedoteca.html
Tags: USC, Pedagogia, Brinquedoteca