Pe. Ricci lança livro e ministra palestra nesta quinta

“A morte social: mistanásia e bioética” é resultado do pós-doutorado do autor, que convida a comunidade para compartilhar de suas reflexões sobre o novo conceito da morte causada pela exclusão social, a relação com a bioética, a defesa e a promoção da vida humana

O Pe. Luiz Antonio Lopes Ricci, a Diocese de Bauru e a Universidade do Sagrado Coração (USC) convidam a comunidade para o lançamento do livro “A morte social: mistanásia e bioética” e palestra “Bioética e Mistanásia: por uma Bioética afirmativa e vivencial”, nesta quinta-feira (11), às 19h15, no Auditório João Paulo II da Universidade.

A entrada do evento é gratuita e haverá sessão de autógrafos na presença do autor. A palestra dá direito a certificado de participação, mediante a inscrição clicando aqui até esta quarta-feira (10).

Sobre o livro

Lançado pela PAULUS Editora, o livro “A morte social: mistanásia e bioética” é resultado do pós-doutorado do Pe. Ricci, que apresenta o conceito de mistanásia (morte causada pela exclusão social), pelo viés da bioética social, cotidiana, crítica, latino-americana e integrativa. O padre explica que a bioética, como ética aplicada, situada num contexto social injusto e plural, visa contribuir para a defesa e a promoção da vida humana, sobretudo a vulnerada e exposta à possibilidade de morte mistanásica.

Para o autor, este conceito abre novos precedentes para a discussão sobre uma vida digna aos empobrecidos e vulneráveis. “Por essa razão, ao abordar questões vitais e centrais para uma vida digna e com qualidade, o conceito de mistanásia deve ser algo transversal na produção da bioética, não um tema isolado”, diz.

O livro está dividido em cinco capítulos, começando com o autor discorrendo sobre o modo de ser latino-americano como ambiente favorável para o surgimento do conceito de mistanásia, seguido de uma proposta de mística para a bioética. Na sequência, são apresentados os cenários históricos que precederam o termo, e depois a apresentação do conceito, sua difusão e contribuição para o deslocamento de acento em bioética.

Mais sobre Pe. Ricci

Luiz Antonio Lopes Ricci é professor de Ética Teológica e Bioética na Faculdade João Paulo II (FAJOPA), em Marília (SP). Tem mestrado e doutorado em Teologia Moral, pela Pontifícia Universidade Lateranense – Academia Alfonsiana de Roma, e pós-doutorado em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo, em São Paulo. É sacerdote da diocese de Bauru (SP) e pároco da paróquia São Cristóvão.

Serviço

O lançamento do livro “A morte social: mistanásia e bioética” e palestra “Bioética e Mistanásia: por uma Bioética afirmativa e vivencial” será nesta quinta-feira (11), às 19h15, no Auditório João Paulo II da USC. A entrada é gratuita e o telefone para informações é o (14) 2107-7000. Para receber o certificado da palestra, se inscreva clicando aqui!

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/6148-pe-ricci-lanca-livro-e-ministra-palestra-nest.html
Tags: USC, bioética, mistanásia