De malas prontas para a Itália

Grupo de 30 alunos da UATI farão intercâmbio durante todo o mês de maio para estudar o idioma, cultura e passear por pontos turísticos italianos

No próximo sábado (29), um grupo de 30 alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) da Universidade do Sagrado Coração (USC) embarcam para a cidade de Castelraimondo, na Itália, e ficarão por lá durante o mês de maio para um intercâmbio que possibilitará a prática da Língua Italiana, vivência cultural e passeios por pontos turísticos.

O grupo participa da atividade Cultura Italiana, ministrada dentro da UATI por Angela Zuntini, que já morou alguns anos na Itália e agora oferece esta oportunidade para a terceira idade. O intercâmbio será na escola Campus Magnolie, local onde os intercambistas ficarão hospedados também, podendo participar de aulas de estudo do idioma e cultura italiana. “Estou indo com meu irmão e a minha cunhada para esta viagem, que vejo como uma experiência nova. Falo para todos os meus familiares que agora estou fazendo um intercambio na terceira idade”, comenta animada Heloísa Maria Segalla Bevilácqua.

Angela está muito entusiasmada em poder proporcionar esta viagem aos alunos. “Fico feliz em poder realizar o sonho de tantas pessoas e de aprender sempre mais”, comenta.

Pela primeira vez viajando para o exterior, Rocia Mara Bragaia, conta que está curiosa para conhecer lugares e culturas. “Espero novos desafios, objetivos e aquilo que me impulsione a ter prazer pelo que estou fazendo. A minha expectativa para esta viagem é enorme e dará tudo certo”, diz.

Para Ana Maria Alves Ferreira, o intercâmbio possibilitará, além do conhecimento de outra língua, a interação e fortalecimento da amizade com todos do grupo, uma vez que durante a hospedagem no Campus Magnolie, a responsabilidade das tarefas diárias para manter a organização e limpeza do local será do pessoal da terceira idade. “Vamos fortalecer os laços de amizade, pois a convivência e a divisão das tarefas será durante um mês. Vejo isso como muito importante também dentro do intercâmbio”, ressalta.  Ana Maria e mais 14 colegas não voltarão no fim de maio da Itália, eles partirão para Bari, que fica na região da Apúlia na Itália, para um cruzeiro de oito dias pelas Ilhas Gregas.

A coordenadora da UATI, Prof.ª M.ª Gislaine Aude Fantini, acredita que o intercâmbio será uma inspiração para todos. “Também tenho certeza que o período será produtivo para eles, pois sempre é tempo de aprender”, diz.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/6123-de-malas-prontas-para-a-italia.html
Tags: USC, UATI, Itália, intercâmbio