O projeto de extensão Flora Urbana existe desde 2016, cuidando, identificando e analisando as árvores no espaço urbano
Estudantes que participam do Projeto de Extensão Flora Urbana, junto aos professores Dr.Anderson Sartori e M.e Dorival Coral
A Universidade do Sagrado Coração (USC) desenvolve, desde 2016, o projeto de extensão Flora Urbana, envolvendo os cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Agronômica, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas e o Programa de Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental. O projeto faz análises, identifica e cuida de todos os tipos de árvores que existem no espaço urbano de Bauru, em parceria com o grupo de estudos Núcleo de Estudos e Pesquisas em Geotecnologias (NEPGeo).
De acordo com o Prof. Dr. Anderson Sartori, coordenador do projeto e do grupo de pesquisa, os estudantes realizam um georreferenciamento das árvores em alguns aspectos, como: localização, identificação da espécie, caracterização biológica etc. São avaliadas também as podas, reparo de danos, controle de pragas, ampliação de canteiros, além de recomendação de ações como limpeza, substituição e remoção de indivíduos arbóreos mortos ou em condições conflitantes de perigo. “A arborização urbana é um patrimônio que deve ser conhecido e conservado para as futuras gerações, pois traz muitos benefícios ao homem, como proporcionar um melhor efeito estético, sombra para os pedestres e veículos, proteger e direcionar o vento, amortecer o som, amenizar a poluição sonora, melhorar a qualidade do ar e preservar a fauna”, completa o professor.
No ano passado foi realizado o projeto no Jardim Pagani de Bauru, que beneficiou mais de mil pessoas, com a catalogação de 525 árvores.
© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.