Via Sacra será itinerante

Público poderá acompanhar os atores e andar com eles durante as cenas. A primeira apresentação já é nesta-sexta-feira (7) na Paróquia Coração de Jesus, às 20h e as outras duas serão nos dias 11 e 12 (terça e quarta-feira) no bloco K da USC, no mesmo horário

A Universidade do Sagrado Coração (USC) já está nos últimos preparativos para a encenação da Via Sacra que, neste ano contará com rês apresentações. A primeira será na próxima sexta-feira (07), na Paróquia Coração de Jesus, às 20h e as outras duas serão nos dias 11 e 12 (terça e quarta-feira) no bloco K da USC, no mesmo horário. O objetivo é recordar a paixão, morte e ressureição de Jesus Cristo.

A 14ª edição da Via Sacra tem o tema “Jornada” e mostrará a trajetória de Jesus até a crucificação, com a ideia de representar seus passos de forma itinerante. Uma novidade será o local das apresentações no campus da USC. A peça não será encenada em um teatro, mas ao ar livre e o público poderá acompanhar os atores e andar com eles durante as cenas.  “Será uma plateia mais ativa, que participará do espetáculo, sendo inserida em todo o contexto e vivenciando outros espaços, ou seja, o teatro sai dos palcos e ganha novas formas. É um espetáculo tradicional que une os elementos da cena contemporânea, como a dramaturgia do espaço”, comenta o Prof. M.e Rafael Marques, diretor do espetáculo.

O elenco é composto por um núcleo de 35 atores, estudantes do segundo e terceiro anos do curso de Educação Artística - Artes Cênicas da Universidade. Há também uma comissão de estudantes responsáveis pelo cenário, figurino e maquiagem, supervisionada pelo professor Rafael.

A proposta de figurinos para esta edição, que estão sendo produzidos pelos estudantes, é de trabalhar com elementos contemporâneos, deixando as roupas neutras e leves. Outra novidade é a cruz usada na cena da crucificação de Jesus Cristo, feita com ramos e não com madeira tradicional. “Queremos dar o efeito simbólico, principalmente remetendo à coroa de espinhos usada por Cristo”, diz Rafael.

• Encenação na Paróquia Coração de Jesus

Fazendo parte das atividades do projeto “Cultura do Coração”, a primeira apresentação da Via Sacra da USC será na Paróquia Coração de Jesus, na próxima sexta-feira (07), às 20h. A entrada é gratuita. A Paróquia fica na Rua Benedito Moreira Pinto 7-2, Jardim Panorama, em Bauru.

• Encenações na USC

A Via Sacra na USC terá apresentações nos dias 11 e 12, no Setor Vivência do Bloco K, às 20h. A entrada é gratuita. Informações pelo telefone (14) 2107-7030.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/6075-via-sacra-sera-itinerante.html
Tags: USC,Via Sacra, Semana Santa